"Samba Obscuro": uma narrativa musical, por Kiko Dinucci

15 de agosto de 2012
0

Por Renan Simão
Imagem de O Olho Derramado


Vasculhando o Olho Derramado, ótimo blog de cinema do Kiko Dinucci (violonista do Metá Metá e guitarrista do Sambanzo) descobri a mixtape "Samba Obscuro Volume 01", seleção de faixas clássicas do cancioneiro melancólico brasileiro. Alguns dos cânones da tristeza (e da beleza) do nosso samba estão lá: Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini, Monsueto Menezes, Jards Macalé, para citar alguns.

Mas o que impressiona não são as canções em si, mas a montagem da mixtape, construída como exercício de narrativa de cinema. Existem todos os elementos para uma história funcionar: tem prólogo; começo-meio-fim; pontos de virada; clímax e desfecho. De acordo com cada intérprete escolhido para o quase-roteiro a poética, por vezes, toma conta da subjetividade ou a crônica assume controle do olhar objetivo. Sempre deixando as cenas serem criadas na sua cabeça.

É delicioso acompanhar as transições de faixa a faixa. Escute Nelson e Paulinho para sentir a dor, decepção e desespero. Diga-se, sempre velados, tristes, bonitos.  Deixe-se levar pelo trágico "Cravo Branco" de Vanzolini ou pela iminência da traição em "Bodas de Prata" de João Bosco. Macalé jorra poesia em "Rua Real Grandeza", Vanzolini faz a estória de "Alberto", um "homem bom demais". E ainda tem uns aperitivos de Chico Buarque e um andamento do Monsueto, mas muito conhecido por Caetano Veloso. Ache lá.

Interprete as narrativas musicais de acordo com os altos e baixos, as mudanças de ambiente (Rio e São Paulo, por exemplo), os tempos de músicas e cenas, as melodias fluindo como trilha do todo e claro descubra o final da história. Sempre atentando-se de que aqui as canções não compõem um álbum, mas uma fita de filme emitindo imagens diretas para uma certa tela, nossa imaginação.


MIXTAPE
Kiko Dinucci


Samba Obscuro Volume 01

01- Roendo as Unhas (Pailinho da Viola) – Paulinho da Viola
02- E Daí? (Miguel Gustavo) – Jards Macalé
03- Cravo Branco (Paulo Vanzolini) – Adauto Santos
04- Pode Sorrir (Guilherme de Brito/Nelson Cavaquinho – Nelson Cavaquinho
05- Você Está Sumindo (Jorge de Castro/Geraldo Pereira) – Itamar Assumpção e banda Isca de Policia
06- Bodas de Prata (Aldir Blanc/João Bosco) – João Bosco
07- Me Deixa Em Paz (Monsueto Menezes/Airtom Amorim) – Alaíde Costa e Milton Nascimento
08- Rua Real Grandeza (Jards Macalé/Wally Sailormoon) – Jards Macalé
09 – Alberto (Paulo Vanzolini) – Paulo Vanzolini
10- Comprimido (Paulinho da Viola) – Paulinho da Viola



Nenhum comentário:

Postar um comentário