Ponto de Cultura e o Hip Hop em Bauru: uma parceira

14 de agosto de 2012
0
Texto e fotos por Keytyane Medeiros 

Articulação, sócio-desenvolvimento cultural e descentralização. Estas são as palavras de ordem de qualquer Ponto de Cultura espalhado pelo país, no entanto, qual é a origem desse programa e como funciona? Fruto do desejo de descentralizar o fazer artístico no Brasil, os Pontos de Cultura não têm um modelo único ou programações pré-determinadas pelo Ministério da Cultura. Podem funcionar em qualquer lugar, desde que os coordenadores e responsáveis prestem contas ao governo do que estão fazendo com o dinheiro público para a melhoria da comunidade em que vivem. Nada mais razoável.



Com pouco mais de um ano de existência, o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop, está em intensa atividade. Coordenado por Renato Moreira, também conhecido como Magu, o ponto funciona como “aglutinador”, unindo jovens com vontade de fazer arte e profissionais com recursos para a produção e divulgação desse material. Magu nos conta que o Acesso está produzindo três documentários, além de ter lançado recentemente o primeiro CD do rapper Coruja BC1

Magu 
Além de produzir clipes, documentários e discos, o Ponto de Cultura também realiza atividades nas comunidades carentes de Bauru, como é o caso do Projeto Ensaio. Nele, alguns integrantes do Acesso vão até o bosque do bairro Presidente Geisel dar oportunidade para que jovens possam expressar sua arte com o material de estúdio do Ponto. Magu destaca que “não somos organizadores de eventos, somos organizadores de vida”, e apesar do Projeto ocorrer a cada 15 dias, não se trata de uma oficina destinada ao ensino de técnicas de rap ou grafitti, e sim de um momento para dar oportunidade de trabalho aos militantes do movimento hip hop na cidade. 

Entre os trabalhos desenvolvidos pelo Ponto de Cultura está o documentário e o clipe da música “A Praga do Século” do rapper Dom Black, a gravação do CD do grupo Além da Rima, um documentário sobre o assentamento de terra e os 15 anos de atuação do MST, o Projeto Doação Simultânea também em parceria com a organização e outros projetos socioculturais. 

O Ponto de Cultura Acesso Hip Hop está localizado na Rua Maria José, junto ao Instituto Acesso Popular, na região central de Bauru. É só chegar e conversar, Magu, CorujaBC1 e seus amigos o receberão de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário