Para se apaixonar... Tiê

21 de agosto de 2012
0
Por Luana Rodriguez

A voz é doce, as músicas românticas e a soma dos dois faz com que Tiê faça muita menininha apaixonada suspirar. 

Paulista e formada em RP, antes mesmo de lançar seus álbuns, Tiê saiu em turnê pela Europa junto com Toquinho, com quem a cantora gravou sua primeira música. A moça lançou seu primeiro disco inteiramente autoral e introspectivo, “Sweet Jardim”, em 2009 e elogiada pela crítica, participou do Rock in Rio. Em março de 2011, foi lançado o seu segundo disco “Coruja e Coração”, que reúne arranjos ortodoxos e músicas mais “coloridas” por assim dizer. 

Com um caráter mais autobiográfico e otimista, o segundo disco da cantora (que é neta de Vida Alves, aquela que protagonizou o primeiro beijo da TV), conta com a participação de artistas como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders (Vanguart), e entre as músicas mais conhecidas destaca-se “Piscar o Olho” música tema de uma das protagonistas da novela global “Cheias de Charme”. O disco ainda conta com “Te mereço”, “Perto e Distante”,"Pra alegrar o meu dia” além da regravação de “Só sei dançar com você”, originalmente de Tulipa Ruiz, que aparece até no “song pop”. 




Clichês e criticas a parte, a cantora de MPB foi considerada pela Folha de São Paulo como autora de um dos 50 discos que formam a identidade brasileira nos anos 2000, e seu novo disco, influenciado por Bob Dylan, pelo folk e pelo indie é bem encorpado e apresenta até a influência do flamenco. 

Mesmo falando do óbvio (amor e cotidiano), e cantando muitas baladas românticas confessionais, o melhor de muitas músicas de Tiê não está nas letras, e sim na sonoridade dos arranjos. E, mesmo que as músicas de Tiê se mostrem sensíveis a ponto de fazer adolescentes escreverem as letras em seus diários, a cantora mostra que está cada vez mais madura e emerge no grupo dos Novos Paulista, rótulo que por sinal a própria cantora rejeita. 

Tiê se apresenta na próxima quarta (22), às 21h no Auditório do SESC Bauru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário