Horta Vertical: repensando ações e espaços na vida cotidiana

5 de setembro de 2012
0
Por Eduardo Henrique
Fotos por Fora do Eixo

O Festival Canja tem mostrado a importância da sustentabilidade nos espaços da vida cotidiana. Junto ao grupo AGR, o mesmo que realizou a oficina de cultivo de abelha Jataí, a oficina sobre horta vertical não é diferente. Repensar as pequenas práticas do dia-a-dia e os espaços de casa, por exemplo, já se consolidam como formas de representar formas sustentáveis de viver, com concordância ao ritmo do meio ambiente em que se faz parte.



Dessa forma, Sarah Teodoro e Ricardo Judice apresentaram a oficina ensinando como cultivar hortas em casa, nos limites do espaço e utilizando produtos descartáveis, que podem ser reutilizados e entrar em concordância com os modos de vida citados anteriormente. Utilizando as garrafas PET, a oficina mostra que é possível reutilizá-las, ao invés de simplesmente descartá-las ou deixar que se acumulem aos montes no canto de casa,  Junto a pequenos truques e macetes, arames e um pequeno espaço isso é possível. 

Patricia Lopes, estudante do curso de Psicologia da Unesp, esteve presente na oficina e nos conta como foi. Segundo ela, Sarah e Ricardo mostraram de forma bem instrutiva como organizar a horta utilizando essas ferramentas, dependendo da planta e a casa, em específico. “Foi uma experiência muito válida, onde aprendi uma atividade útil para o meu cotidiano”, diz ela. E complementa: “acredito que todos os participantes saíram com a sensação de que poderão ter, que seja, uma mini horta dentro de sua própria casa com temperos e verduras a sua disposição de forma sustentável, econômica, aproveitando todo e qualquer tipo de embalagem reciclável para plantar diversos alimentos de seu gosto.” 

Sarah conta ainda que essa prática não traz mudanças substanciais apenas no espaço em que se vive, mas também nos próprios sujeitos que dela se aproveitam. É terapêutico! E de forma educativa, ela e Ricardo, mostraram que é possível conciliar práticas, no espaço e de forma sustentável trazendo benefícios importantes e grandiosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário