#Contato - Rede de Cultura Solidária

23 de outubro de 2012
0
Por Laís Semis
Fotos por Fora do Eixo



O debate sobre Finanças Solidárias e Moedas Sociais do 6º Festival Contato apresentou as experiências de quatro grupos que trabalham com economia solidária em São Carlos. Contando com Cláudio Oliveira (Agência Solano Trindade), Fernanda Martucci (Rede Fora do Eixo), Mariana Martins (Festival Contato) e Wendy Palo (Instituto Cultural Janela Aberta), a mesa expôs o funcionamento das moedas sociais e a potencialização de seu uso em rede visualizando a sustentabilidade e a sistematização das trocas de serviços e produtos, criando uma relação com o mercado.

Complementar ao real, a moeda social ou solidária sistematiza as trocas de serviços e produtos, criando uma rede de trocas e estimulando o desenvolvimento local. A sistematização dessas trocas através da moeda social física acontece de diferentes maneiras dentro dos empreendimentos, ela pode ter prazo de validade ou mesmo nem existir.

O Contato, por exemplo, adotou em 2010 o sistema solidário visando garantir a sustentabilidade do Festival, potencializando e estimulando as trocas dos convidados e equipe, podendo ser usada dentro da rede estabelecida ali. A moeda evita o desperdício, permite o direcionamento do consumo, pra ser usada dentro da cidade e dos estabelecimentos que integram a rede de economia local. Levando o nome de $Contato, a moeda é física e com prazo de validade do ano de realização e podendo ser usada apenas nos dias que o Festival Contato acontece.

Dentro do Fora do Eixo, o card costuma ser computado através de planilhas online e alguns de seus coletivos já trabalham com a moeda física. Em São Carlos, o $Marciano circula pela rede local. Outra moeda física complementar que roda pela cidade é o $Conto, sob organização do Instituto Cultural Janela Aberta. A economia solidária são carlense reúne 30 empreendimentos e vem se desenvolvendo há 10 anos, ao lado de entidades como o Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário