SEDA | Oficina de projeções imaginárias - SESC

9 de dezembro de 2011
0

VOCÊ ACHA QUE UMA IMAGEM CONSEGUE TRANSMITIR UM SOM? 

Texto por Lígia Ferreira 

Digamos que a Oficina de Projeção Audiovisual da SEDA veio nos mostrar a resposta. Quem nos mostrou o caminho foi o “oficineiro” (palavra feia, não?) Filipe, já conhecido nosso das “Conversas Infinitas”. Filipe é Vj (Video Joker - manipulador do vídeo), ou melhor, é o Vj Ocari. E não, como ele mesmo disse, não tem nenhuma relação com os apresentadores da MTV, a emissora de TV só se mostrou muito esperta escolhendo tal nome para designar seus apresentadores. Vj seria o “editor” que usa o tempo real para as suas projeções. Geralmente o Vj possui um banco de imagens que ele utiliza em suas projeções.

Pois bem, vamos ao que interessa. O que é essa tal de Oficina de Projeção? Sobre que tipo de projeções estamos falando? Estamos falando sobre um vídeo projeção, sobre a linguagem das projeções. E essa tal de projeção nada mais é que a conexão da imagem com o som/música.

É como se produzíssemos uma narrativa que traduza a música. É como se a música falasse em imagens e as imagens nos projetassem à música.É a conversa do som com a imagem. Muito complexo? Visualizando é sempre mais fácil. Vejamos então:


Projeções Imaginárias - Live Set - Insomne from vjocari on Vimeo.

Filipe nos mostrou como essa sinfonia de cor foi se desenvolvendo com o tempo, nos mostrou algumas teorias e também a parte técnica, revelando alguns softwares utilizados para a montagem das projeções.


As projeções são muito subjetivas, costumam ter um caráter de improviso e se utilizam muito da arte abstrata, pois tal arte permite associações mais abertas; permitem-nos expandir nossas sensações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário