SEDA | Feira da Semana

12 de dezembro de 2011
0
COMPRA
TROCA 
VENDA
Fotos por Laís Semis
texto por Jessica Mobílio

O endereço: Araújo Leite, 8-52 (seis quadras do calçadão da Batista de Carvalho, centro de Bauru – São Paulo). Isso tem certa relevância, ainda mais quando se perder pelas ruas bauruenses é quase um hábito, digo meu.

Deparei com um pequeno portão de ferro, e uma placa com o escrito, logo acima: Cineclube Aldire Pereira Guedes. Finalmente, cheguei! De repente, alguns artefatos expostos e a legenda “Museu da Imagem e Som”. Tinha um daqueles rádios antigos, 1915. Outros objetos, como um antigo projetor de imagens e um toca discos que vieram direto do museu da cidade.



Quer mais? E juntar tudo isso com a exibição de filmes da Programadora Brasil, compilação de animações, uma de Carlos Eduardo Nogueira.

Vamos à feira da semana? Com discos, DVDs, fitas cassetes, revistas e relíquias (diga-se de passagem, trilhas sonoras de filmes hollywoodianos). E também, títulos como, a produção Abel Contra o Muro e documentários de Carlos Pronzato estavam à mesa. 

Por um momento, o LP “Ópera do Malandro” do Chico Buarque, saltou aos meus olhos. Não ter levado nada para trocar por ele, foi arrependimento. Obras de todos os gostos. Contribuições de vários lugares. A nostalgia, e a feira é pura troca de estórias, mais que o material concreto.

Foi assim que a feira da SEDA se lançou para os aprendizes e o público que vieram assistir os documentários de Carlos Pronzato (e depois aconteceu uma daquelas conversas infinitas, de contar trajetórias de vida e de como é feita a produção e divulgação de conteúdo).

Captação e Edição por Laís Semis

Nenhum comentário:

Postar um comentário