Siba e a “Qasida”

23 de junho de 2012
0
Siba (guitarra e voz), Thiago Babalu (bateria), Leandro Gervázio (Tuba) e Antonio Loureiro (teclado)
Por Felipe Vaitsman 
Fotos: Amanda Melo

Caminhei sob a tímida chuva que esmorecia a noite. Eram quase nove, mas aquela quarta-feira sequer amanhecera. Arrastava-se, tal como eu, implorando pelo dia seguinte. Seguíamos em “passo tonto”, sem muito rumo. Mas pelo caminho certo, talvez sem saber. Chegamos em boa hora e esperamos para que Mestre Siba nos concedesse orientação: “Avante”. 

Seguimos com notas que se desprenderam, no contratempo. O cenário se desconcertava. “Não vejo nada que não tenha desabado”. Mas talvez haja luz, cor e até um céu atrás das nuvens. Siba, tímido tal qual a chuva, dialogava com a guitarra em poesia rimada. Falava solando, respondia cantando. Repentista das cordas, maestro das palavras. Tirou da gaveta a reinvenção, seguiu adiante. Avante, Mestre. 


E deu passos atrás de compassos, buscando “desfazer o que fez, certo ou errado”. Cantou seu mundo, sua vida: amor e agonia, “bravura e brilho”. É cria da própria cria, da “Fuloresta”, de Ambrósio e do próprio Siba. Carrega nas letras uma vida inteira e descarrega em melodia. “Desfeita a trava dos dentes, a boca escancara e canta. O rosto inteiro estremece. Em vez de sorrir, se espanta”. 

Não éramos muitos. O Mestre e seus discípulos convidavam todos a dançar. Havia espaço para o frevo, para a “bagaceira” e para a ciranda, mas poucos preparavam o salto. Siba já estivera ali em outras ocasiões e sorria com os olhos. Era como se não existisse mais nada, apenas uma relação íntima com a música. E cada um naquela sala pôde se esquecer da chuva. 

Do Recife, da rabeca, da mistura vívida de ritmos. De Nazaré da Mata, do maracatu, do repente. Do carnaval, da guitarra e da “brisa”. Siba é síntese: o todo da parte, a parte pelo todo. E ofereceu caminhos diferentes para cada um. Encontraram-se todo no mesmo fim. 

Partiu o Mestre, abandonando a morosa quarta-feira. 

Qasida é um gênero poético árabe e nome de uma das canções de Avante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário