Texto e Fotos por Keytyane Medeiros
Um grupo de aproximadamente 20 rapazes passou o fim de tarde na Praça da Paz, fazendo manobras com suas bicicletas de tamanho reduzido em cima de uma rampa improvisada ao lado do laguinho. Apesar das boas manobras no concreto, um deles, Natanael Silva, profissional no BMX, me contou que sua especialidade é o Dirt Jump, modalidade em que o atleta pedala em alta velocidade e faz manobras aéreas sobre morros e obstáculos de terra nas rampas.
Junto ao profissional estavam alguns amadores que mandaram muito bem no estilo street e que compõem com ele o Insanos Dirt Jump de Bauru, grupo de pilotos que pratica na pista de terra do Parque Roosevelt. Além deles estavam alguns jovens de Barra Bonita, que vieram passear e praticar BMX em Bauru e há boatos de que os praticantes da cidade vizinha são muito bons na modalidade street. Confira a cobertura fotográfica abaixo.
Natanael ainda me contou que o esporte ainda recebe pouco apoio na cidade. “Nós é que ralamos, fazemos as rampas de terra e cuidamos do campo. Na prefeitura ninguém dá uma força. Quando a gente precisa ir aos campeonatos, a gente trabalha e vai com o próprio dinheiro ou pede pros amigos donos de lojas.” É complicado jogar assim, de forma tão precária. Muitos dos atletas independentes de Bauru sabem que existe a Lei de Incentivo ao Esporte, incluindo leis estaduais, porém não sabem como ter acesso à elas ou lidar com toda a burocracia envolvida nos processos de liberação de verba pública para a elaboração de eventos esportivos.
Ainda sim, no dia 26 de maio haverá a terceira etapa do Campeonato Paulista de Bicicross-BMX Votorantim em Jarinu e alguns rapazes do Insanos Dirt devem se apresentar por lá. Enquanto isso, os “treinos” acontecem aos finais de semana, no parque Roosevelt. Os fãs, admiradores e amadores aguardam um campeonato municipal em breve. Assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário