Pelas ruas, pela arte

18 de maio de 2011
0
Foto por Amandla Rocha


Uma porta na rua chama a atenção. Lugar acesso na rua semi escura, mais baixo que a calçada e com paredes de vidro subindo pelos dois andares, transparecendo gibis, livros, revistas, VHS, discos, sapatos e roupas. A porta é só um convite para entrar em contato com peças em extinção cultural.

No fundo da loja, uma escada caracol conduzindo para 80 minutos de lavagem cerebral entre almofadas, pufs, araras cheias de roupas, vinis e pôsteres nas paredes, uma fita zebrada amarela e preta na barra de concreto que divide ao meio o teto baixo do 2º piso da Loja Extinção.

Tão aconchegante quanto se reunir com os amigos para assistir um filme em casa. Tão ou mais, dado o ambiente e a programação.

A ocasião é o novo projeto audiovisual do Enxame em parceria com o Empório Cultural Extinção, o CinExtinção. A idéia é exibir filmes, documentários e animações que estão fora dos grandes circuitos. E pra quem já logo pensa em “Laranja Mecânica”, a proposta dessas sessões são ainda mais distintas. A estréia trouxe “Exit Through the Gift Shop”, um documentário sobre um cara, uma filmadora e a arte de rua. Anos dedicados à street art, subindo em edifícios ao redor do mundo e se arriscando por uma obra que no dia seguinte pode já não estar mais lá.

A lavagem cerebral ficou mesmo por conta de Banksy, documentarista do (falso documentário ou não) “Exit Through the Gift Shop” e grande expoente britânico da street art, que deixou as cabeças que compareceram ao Extinção à um turbilhão com tanta genialidade. Genialidade que promete se repetir nas próximas exibições do CinExtinção que ocorrerão semanalmente no Empório Cultural.

Nesta quinta, o CinExtinção traz o documentário "Music is the Weapon" ("Música é a Arma"), sobre o multi-instrumentista Fela Kuti. A direção é de Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário