C'est fini

30 de setembro de 2013
1


Texto e fotos por Julia Gottschalk


Ontem acabou o Festival FACE, que muito mais do que trazer belíssimas peças e workshops reviveu em mim (e espero que em outros) a paixão por essa  arte tão bela e tão nobre.  O festival cumpriu com a proposta de trazer várias formas de expressão teatral, e a que o encerrou foi uma divertida peça clown, Fontainebleau, da Bella Cia.














     Nessa peça os dois palhaços pintores, Claude Monéio  e Auguste Fenoir partem de uma interação com a plateia ao lado de fora do teatro, para a floresta de Fontainebleau em busca de inspiração para pintar. No caminho brincam com o idioma francês e até usam a “tecla sap” de um controle remoto para chegar ao português.   Ao chegar à floresta os pintores encontram a belíssima Floris Arbre e passam a procurar a melhor forma de pintá-la.

Durante os 50 minutos de peça os palhaços desmaiam, dançam e até mesmo incorporam artistas, poetas e escritores. 

O FACE chegou ao fim, mas  a última peça de certa forma despertou algo, pelo menos em mim. Um sinal, dois sinais, três sinais. Faz muito tempo que esses três toques não fazem mais parte da minha vida. Os anos de palco, coxia e ensaios já se foram... O amor pela arte não, nunca irá.  

Ontem pensando no festival fiquei ligeiramente triste, triste, pois eram poucas as pessoas que estavam lá prestigiando os atores, a técnica, os organizadores. Bauru é uma cidade tão grande e nos dois dias que compareci ao Festival (e me arrependo de ter sido apenas dois), o Teatro Municipal não chegava nem a metade de sua capacidade de lotação. Sábado e Domingo, um festival amplamente divulgado, e de graça. São peças vindas de diversos lugares, atores com anos de carreira, pessoas nos permitindo desfrutar da arte, essa arte que alimenta a alma, essa arte que preenche a vida.


Quem sou eu para julgar o não comparecimento de fulano ou ciclano? Ninguém. Mas uma coisa posso dizer, quem não foi, perdeu.  E quem venha o terceiro Face, maior ainda, talvez com duas semanas e espero que dessa vez com muito mais público! Parabéns ao Protótipo Tópico e a todos que organizaram e tornaram esse festival possível. E que o e-Colab tenha oportunidade de estar junto mais uma vez ano que vem! Até a próxima!
  1. Só hj consegui ver! obrigado pela divulgaçao de nosso trabalho e do festival. Vou compartilhar e enviar para que as pessoas saibam mais do festival e do seu trabalho. Grato Plinio Augusto Soares

    ResponderExcluir