Texto: John Cristian
Imagens: Lucas Jordão
Neste sábado, dia 24 de maio, Bauru foi palco para grandes nomes do Rap Nacional, como Ndee Naldinho, Realidade Cruel, Consciência X Atual e Consciência Humana.
Nas pickups estava o DJ Bola 8 (Realidade Cruel) tocando várias lendas do Rap Nacional. Também participaram da festa vários grupos do interior paulista como Abanka Forte, que é da casa, QOES de Penápolis, Expresso Verdade de Marília, Mr. Giba e X da Questão de Sorocaba e lá de Três Corações, Minas Gerais, veio o grupo M.Niggaz.
É o Gangsta Paradise!!!
Nossa equipe procurou conversar com alguns grupos que se apresentaram nesta que é a 9º edição do evento para sacar o que aconteceu por lá.
“Tem que ter compromisso e seriedade no bagulho, se for pra somar, é nois memo vagabundo”
M. Niggaz (3 Corações - MG) |
M.Niggaz abriu o evento, com bastante presença de palco, chamando a atenção e mostrando que o pessoal de Minas não veio para brincadeira: trouxe letras fortes e positivas. O grupo, que está desde 1996 no movimento Hip Hop, nã tinha se apresentado em Bauru ainda, e pelo que disseram, gostaram muito da recepção da cidade. Perguntamos para Romilson, integrante do grupo, como o Rap mudou na sua vida. “Se eu não tivesse me envolvido nesse movimento, com certeza eu não tava aqui hoje, eu tava pro outro lado metendo o louco... Ou tava preso, ou tava morto”, respondeu. Já QOES, de Penapólis, roubou a cena com estilo. Entrou no palco com máscaras de palhaço, toucas como assaltantes, tacos de beisebol e lenços tampando boa parte do rosto. Visual completamente agressivo, deixando todos surpresos ao cantar músicas que falam sobre Deus e paz. As aparências enganam! Segundo um dos membros do grupo, Jefferson, “o visual mostra a visão que o pessoal de fora [do rap] tem do rap. Na letra a pessoa vai entender que o rap não é aquilo que ela pensa. Esse é o verdadeiro rap gangsta, mostrar pra molecada os dois lados, o que vai e o que não vai acontecer, e não passar as caminhadas erradas.”
“Inspiração pra um rap a cada metro quadrado”
Consciência X Atual |
Abanka Forte, único grupo bauruense a se apresentar na noite, existe há menos de um ano e é formada por Thiago de Tarcius e Vinicius Thomas nos microfones, além do DJ Ding nas pickups. Os caras da Abanka também rodaram todas as quebradas de Bauru colando cartazes e falando com a galera sobre o evento, além de vender ingressos e divulgar nas redes sociais. Como recompensa de todo o suor gasto, o grupo prestigiou a Casa Muamba Music cheia.
Sempre com muita humildade, os integrantes de Abanka nos responderam algumas perguntas:
E-colab: Qual a sensação de dividir palco com Realidade Cruel, Ndee e todos os outros em um evento desse porte?
Abanka: Tem grande importância, desde pivete ouvindo os cara no radinho da sua casa, e hoje com internet da pra ver uns clipes e documentários também, só que a gente não sabe a verdade. Hoje estamos tendo oportunidade de olhar no olho dos caras e conhecer qual é a pessoa deles. Só temos a agradecer pela festa e pela oportunidade
E-colab: Em pouco tempo vocês conseguiram um espaço enorme no rap, tem gente que tá há mais tempo e não teve a oportunidade que vocês tiveram hoje. Tem algum conselho para quem tá começando, ou já tá no rap há algum tempo?
Abanka: Sim, qualquer um é capaz, tem que estar sempre ciente que é só correr e acreditar no seu sonho, independente do que os outros falam, tem que fazer acontecer!
Douglas (Realidade Cruel) |
Falando com os grupos que não são de Bauru, mas que participaram do evento, ficou fácil perceber que Bauru está se destacando cada vez mais no movimento Hip Hop estadual. O próprio DJ Bola 8 (Realidade Cruel) disse que Bauru é “muito louco”. O público do evento está de parabéns, todos em paz, cantando com o coração! Bauru sempre fortalecendo a cena do Rap Nacional, e mostrando para todos que o Rap não incita a violência e criminalidade, pelo contrário. Todos os grupos que se apresentaram citaram Deus, ou no meio do shows ou nas mensagens. Consciência X Atual citou Salmos 23 inteiro durante o show e o próprio Douglas disse que só Jesus Cristo seria a Salvação, e que aprendeu isso tarde, mas aprendeu.
Pra quem queria ouvir Rap de verdade, não faltou opção no evento. Só monstros do Rap Nacional reunidos em um único lugar, e com certeza, foi um dos maiores eventos de rap que Bauru já teve!
Veja mais fotos no nosso Facebook!
Veja mais fotos no nosso Facebook!
Nenhum comentário:
Postar um comentário