É o Rap: Gangsta Paradise em Bauru!

27 de maio de 2014
0

Texto: John Cristian
Imagens: Lucas Jordão

Neste sábado, dia 24 de maio, Bauru foi palco para grandes nomes do Rap Nacional, como Ndee Naldinho, Realidade Cruel, Consciência X Atual e Consciência Humana

Nas pickups estava o DJ Bola 8 (Realidade Cruel) tocando várias lendas do Rap Nacional. Também participaram da festa vários grupos do interior paulista como Abanka Forte, que é da casa, QOES de Penápolis, Expresso Verdade de Marília, Mr. Giba e X da Questão de Sorocaba e lá de Três Corações, Minas Gerais, veio o grupo M.Niggaz.

É o Gangsta Paradise!!! 

Nossa equipe procurou conversar com alguns grupos que se apresentaram nesta que é a 9º edição do evento para sacar o que aconteceu por lá.

“Tem que ter compromisso e seriedade no bagulho, se for pra somar, é nois memo vagabundo” 

M. Niggaz (3 Corações - MG)
M.Niggaz abriu o evento, com bastante presença de palco, chamando a atenção e mostrando que o pessoal de Minas não veio para brincadeira: trouxe letras fortes e positivas. O grupo, que está desde 1996 no movimento Hip Hop, nã tinha se apresentado em Bauru ainda, e pelo que disseram, gostaram muito da recepção da cidade. Perguntamos para Romilson, integrante do grupo, como o Rap mudou na sua vida. “Se eu não tivesse me envolvido nesse movimento, com certeza eu não tava aqui hoje, eu tava pro outro lado metendo o louco... Ou tava preso, ou tava morto”, respondeu. Já QOES, de Penapólis, roubou a cena com estilo. Entrou no palco com máscaras de palhaço, toucas como assaltantes, tacos de beisebol e lenços tampando boa parte do rosto. Visual completamente agressivo, deixando todos surpresos ao cantar músicas que falam sobre Deus e paz. As aparências enganam! Segundo um dos membros do grupo, Jefferson, “o visual mostra a visão que o pessoal de fora [do rap] tem do rap. Na letra a pessoa vai entender que o rap não é aquilo que ela pensa. Esse é o verdadeiro rap gangsta, mostrar pra molecada os dois lados, o que vai e o que não vai acontecer, e não passar as caminhadas erradas.” 


“Inspiração pra um rap a cada metro quadrado” 
Consciência X Atual

Abanka Forte, único grupo bauruense a se apresentar na noite, existe há menos de um ano e é formada por Thiago de Tarcius e Vinicius Thomas nos microfones, além do DJ Ding nas pickups. Os caras da Abanka também rodaram todas as quebradas de Bauru colando cartazes e falando com a galera sobre o evento, além de vender ingressos e divulgar nas redes sociais. Como recompensa de todo o suor gasto, o grupo prestigiou a Casa Muamba Music cheia. 


Sempre com muita humildade, os integrantes de Abanka nos responderam algumas perguntas: 

E-colab: Qual a sensação de dividir palco com Realidade Cruel, Ndee e todos os outros em um evento desse porte? 

Abanka: Tem grande importância, desde pivete ouvindo os cara no radinho da sua casa, e hoje com internet da pra ver uns clipes e documentários também, só que a gente não sabe a verdade. Hoje estamos tendo oportunidade de olhar no olho dos caras e conhecer qual é a pessoa deles. Só temos a agradecer pela festa e pela oportunidade 

E-colab: Em pouco tempo vocês conseguiram um espaço enorme no rap, tem gente que tá há mais tempo e não teve a oportunidade que vocês tiveram hoje. Tem algum conselho para quem tá começando, ou já tá no rap há algum tempo? 

Abanka: Sim, qualquer um é capaz, tem que estar sempre ciente que é só correr e acreditar no seu sonho, independente do que os outros falam, tem que fazer acontecer! 

Douglas (Realidade Cruel)
Falando com os grupos que não são de Bauru, mas que participaram do evento, ficou fácil perceber que Bauru está se destacando cada vez mais no movimento Hip Hop estadual. O próprio DJ Bola 8 (Realidade Cruel) disse que Bauru é “muito louco”. O público do evento está de parabéns, todos em paz, cantando com o coração! Bauru sempre fortalecendo a cena do Rap Nacional, e mostrando para todos que o Rap não incita a violência e criminalidade, pelo contrário. Todos os grupos que se apresentaram citaram Deus, ou no meio do shows ou nas mensagens. Consciência X Atual citou Salmos 23 inteiro durante o show e o próprio Douglas disse que só Jesus Cristo seria a Salvação, e que aprendeu isso tarde, mas aprendeu. 

Pra quem queria ouvir Rap de verdade, não faltou opção no evento. Só monstros do Rap Nacional reunidos em um único lugar, e com certeza, foi um dos maiores eventos de rap que Bauru já teve!


Veja mais fotos no nosso Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário