Favelado consciente: gansgta

18 de fevereiro de 2013
27
Por Keyty Medeiros 
Fotos por Marcelo Cabala e Artur Faleiros


Loira, piercing no nariz, shorts amarelo e a pergunta cretina no meio do Exílio Art Pub: “Quem é Coruja?”. Seria uma pergunta rotineira, se a casa recebesse naquela noite o rapper mais famoso das quebradas de Bauru. Agora, quase 5h da manhã, com sono e alguma dor nos pés, arrisco uma resposta depois daquele show. Não é a primeira vez que falo com Gustavo Gomes de Sousa, e tão pouco espero que seja a última, mas dessa vez, o Coruja está diferente. O jeitão marrento e a sinceridade na fala continuam os mesmos, o que mudou foi o teor de suas canções.


O show funcionou como uma prévia do lançamento do novo EP do rapper. Segundo Magu, o produtor do Acesso Hip Hop, o disco com as novas canções deve ficar pronto apenas no segundo semestre de 2013, e a julgar pelo show no Exilio, promete trazer um Coruja mais agressivo, maduro e consciente. Na noite de 16 de fevereiro, o que se viu foi um protótipo de gangsta. E dos bons.

Ao cantar quase enfurecido o trecho “favelado sim, e com orgulho”, o moleque de 18 anos arrepiou a minha espinha crescida e desenvolvida às beiras do Capão Redondo (SP). Agora com remixes que lembram o estilo pesado e agressivo típico dos gangsters brasileiros, o moleque falou na alma tão fundo quanto costumava fazer com os samplers jazzisticos com linhas de samba do primeiro CD. Sem dúvida, a força do rap está na mensagem imediata, na realidade rasgada de palavrões e malícia de mundo, e já era possível notar isso com Racionais, Facção Central e com o saudoso Sabotage. O rap do Coruja não é diferente. É cheio de raiva, ressentimento, fé.


Competindo com uma banda cover do Queen (mais uma, entre tantas!) no Jack Music Pub e com a nova agitação noturna da Duque de Caixas, Thigor MC subiu ao palco com sua voz de cantor gospel e deu ao show o tom provocante do R&B. Coruja retomou seu lugar e, apesar de quase ninguém conhecer as novas canções, causou pelo resto da noite. Repetiu algumas vezes um pedido de desculpas para as pessoas que ficaram fora da casa por conta do espaço restrito. Com a consciência do garoto excluído e certo de todos os rolês de rap que deixou de ir por falta de grana, Coruja frisou que o intuito desse evento, a cinco reais na portaria, era não deixar o hip hop morrer em Bauru, fosse no centro, zona leste ou zona norte.

Mais claro e objetivo do que nunca, completou “isso não depende do Magu, do Coruja ou do Canela. Isso depende de vocês.”. Coruja não é mais um menino deslumbrado com suas próprias rimas, é um artista em formação, convencido de seu potencial, da força de seu trabalho e da magia das suas palavras. CorujaBC1 está crescendo. 

Veja mais fotos na nossa página do Facebook!

  1. E a pergunta "cretina"....

    ResponderExcluir
  2. Parece que ninguem pode nao conhecer o Coruja...
    As vezes as pessoas curtem o som, porem nao conhecem a pessoa...
    Acho normal perguntar quem e....
    Sempre lutamos para sermos aceitos em varios ambientes, portanto no ambiente do nosso show, nao fazemos distinçao de cor, de roupa e nem de classe social....
    Responsa na escrita galera, as pessoas se identificam com esteriotipos e podem se sentir ofendidas, como a referida com certeza esta se sentindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não espero que todas as pessoas conheçam o Coruja ou qualquer outro artista que esteja se apresentando em qualquer palco do mundo. E muito menos disse que alguém não poderia curtir o show por não saber quem ele é. Isso quem disse foram vocês mesmo. O que eu espero é que as pessoas saibam pelo menos onde estão: ela não sabia que estava pagando 5 reais pra ver o Coruja? Meu questionamento vem nesse sentido. E que se responde na frase seguinte: “Seria uma pergunta rotineira, se a casa recebesse naquela noite o rapper”.

      Quanto ao que se refere à pergunta cretina, talvez a escolha da palavra “cretina” tenha sido mesmo inadequada, mas foi feita com um intuito principal: reforçar o fato do CorujaBC1 ser um dos artistas mais conhecidos no momento em Bauru. Mais do que isso, em momento algum o texto sugere que apenas pessoas que o conhecem ou sabem suas canções podem ir aos shows, fato relatado no trecho “Coruja retomou seu lugar [no palco] e, apesar de quase ninguém conhecer as novas canções, causou pelo resto da noite.” Relembrando que “causou” aqui foi utilizado como gíria popular, compreendida como boa e agradável agitação.

      Além disso, o texto foi escrito algumas horas após o show, uma apresentação intensa, verdadeira e bonita. Um show que foi “cheio de raiva, ressentimento, fé". A intenção era justamente ressaltar o novo estilo das canções do Coruja, que trouxe mais críticas sociais de forma direta, clara e objetiva, sem com isso perder a “força de seu trabalho e da magia das suas palavras. CorujaBC1 está crescendo.”, como foi dito no texto.

      Excluir
    2. Keyty me descupe se eu e mais 50 pessoas nao entedemos seu texto...
      Pelo menos o incio dele...
      Nao fiz nem uma critica pessoal e tbm nao preciso de dicionario de giria popular..
      Entendi muito bem suas palavras e realmente pude sentir a vibe que vc relatou...
      So representei no meu comentario as opinioes que lotaram minha caixa de mensagem...
      Conheço e adimiro muito seu trabalho e o portal que o publica, portanto jamais faria uma critica infundada, se ela nao representasse a opniao da maioria, que se incluiu no incio agressivo do seu texto...
      Ressalto minha admiraçao pessoal e profissional por vc e pelo portal E colab, porem me mantenho no direito de expressar minha opniao e respeitar a sua, que e de defender suas palavras...
      Os camarins do nosso show e as portas do Acesso Hip Hop sempre estaram abertas pra vc, como sempre estiveram e espero de coraçao poder ver vc escrevendo sobre Hip Hop, com a mesma energia e empolgaçao que vc expressou nesse texto..
      Abraços

      Excluir
    3. Claro, Magu, entendo a situação, e imagino que você tenha realmente representado a opinião de outras pessoas e claro, entendo que um texto tem sempre várias leituras. Afinal, não há certo nem errado nessa vida né? Também admiro e respeito muito o seu trabalho, sempre que possível faço questão de cobrir os eventos do Acesso, do Coruja, porque realmente acredito no trabalho de vocês e pode ficar tranquilo porque espero ter mais textos meus sobre o hip hop bauruense por aqui, sem dúvida!
      Abraços

      Excluir
    4. Valeu Keyty, nao esperava outra posiçao vinda de vc...
      Abraçao!!!!

      Excluir
  3. Gangster: Membro de um bando de malfeitores que, à mão armada, roubam e matam. (http://www.dicionariodoaurelio.com/Gangster.html)
    Wikipedia: Um gangster é um criminoso que é membro de uma gangue. (http://en.wikipedia.org/wiki/Gangster)

    Se pá 'gangsta' foi uma definição muito infeliz. Se acha muito da quebrada, mas não sabe diferenciar um rapper talentoso de um gangster.
    Aposto que até a 'mina loira, de piercing no nariz e shorts amarelo' que não sabia quem é o Coruja conseguiria diferenciar uma coisa dessas.
    Acho que foram comentários muito agressivos, preconceituosos e desnecessários.
    Além disso, concordo plenamente com o Magu, qual o problema a menina 'loira, de piercing no nariz e shorts amarelo' não conhecer o Coruja? Até novembro do ano passado eu também não sabia quem era ele e nem gostava muito de rap. Hoje eu sou super fã e sei quase todas as músicas de cor (isso que nem sou de Bauru). Não sei porque foi uma pergunta cretina... Agora pessoas que não conhecem ele não podem curtir o show? Bitch, please..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acredito que cada um tenha dado o sentido que tem pra si do texto. Desta maneira, a concepção de gangsta rapper utilizada também é diferente da associada pelos leitores e talvez essa diferença de concepções é que tenha gerado confusão ou ambiguidade.“Se pá” “gansgsta” não foi tão infeliz quanto o comentário “bitch, please” que claramente foge à discussão e diz respeito a algo que com certeza o autor do comentário não deduziu a partir deste texto, e que portanto foi desnecessário, fora de contexto e até preconceituoso.

      Além desse sentido que a Luiza explicitou aqui, existe um gênero dentro do rap chamado “gangsta rap”. E que embora algumas vezes esteja vinculado a rappers que tem ou tiveram envolvimentos com gangues esta não é uma regra. Um dos mais conhecidos exemplos é a vida de Notorious Big, que apesar de ser um gangsta rapper nunca esteve envolvido em crimes, prisões ou acusações judiciais formalizadas, como a vida e carreira de qualquer artista, esteve cercada de boatos e alardes pouco fundamentados. O estilo gangsta também vem evoluindo e abrindo espaço para abordar mais temáticas, entre elas a vertente gospel, que por ser associada à religião e à religiosidade, pode-se pressumir não estar relacionada à uma vida criminosa e de atos ilícitos. A palavra foi usada pelo teor das letras apresentadas no show e em seu sentido semântico e não no sentido atribuído normalmente pela grande mídia. Uma das características do gangsta rap, utilizando a mesma fonte citada pela leitora, é o uso de:

      “[...]letras violentas que normalmente tendem a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça desta, e a partir dessa crítica, abrir os olhos de quem não está nem aí para a dura realidade das ruas. [...]”

      Creio que esta seja a definição mais adequada à todo o contexto do texto.

      No trecho “na noite de 16 de fevereiro, o que se viu foi um protótipo de gangsta. E dos bons.”, o termo “gangsta” quis fazer referência aos gangsters rappers, mais corretamente associado ao estilo musical do que ao sentido e à interpretação marginal e criminosa muitas vezes é atribuída à palavra. Portanto, não é errado dizer que muitas considerações foram omitidas do texto por terem sido consideradas implícitas, levando em conta o contexto (show de rap) e da narrativa utilizada na publicação.

      Seguem algumas referências aos interessados em conhecer mais sobre o estilo gangsta:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Gangsta_rap
      http://refensdasociedade.no.comunidades.net/index.php?pagina=1150378107

      Excluir
    2. obrigada pela explicação, pois foi realmente o que faltou no texto.. pra quem não sabe, fica meio estranho... e 'bitch, please' foi só uma expressão, eu nao necessariamente estava te chamando de bitch

      Excluir
  4. Que curioso isso; apesar da tentativa da repórter em quebrar alguns preconceitos, o próprio texto está impregnado de juízos de valor. E de uns escorregões também, não é? Desde quando o Coruja é gângster?! É preciso diligência no uso de certos termos ou a coisa toda fica pejorativa, como aconteceu.

    ResponderExcluir
  5. Mano, foda-se! O texto ficou daora, o show foi daora!
    Para de causar Magu!

    ResponderExcluir
  6. Fica brigando com a mídia que você vai foder com o futuro do moleque no rap! Lembre-se disso: "Falem bem, falem mal. Mas falem de mim."
    Deixa o moleque crescer, deixa a mídia falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh retardado, quem fala o quer escuta o que nao quer..
      Por causa de pensamentos mediocres como o seu, que temos essa midia podre no Brasil...
      Quem fode com o futuro do menino sao pessoas que rotulam o trabalho dele...
      Se voce realmente conhecesse o Coruja, saberia onde eu peguei ele e onde eu o coloquei... Repito EU o coloquei, inclusive se vc me conhecesse saberia que sou o produtor dele e esse show que vc diz que foi da hora, foi todo articulado e produzido por mim.... Nao briguei com a midia, se vc soubesse ler veria que eu so fiz uma contestaçao do texto de uma amiga minha, coisa normal em pais onde temos a liberdade de expressao... E outra, sera que vc tem nome Eu quando fiz uma critica nao mandando ngm se foder, foi com argumentos, argumentos que representaram uma grande parcela daqueles que estavam no local do show... Se gostou do texto de os parabens a quem o escreveu, mas nao vem falar merda pra mim, pois somente expressei o que senti quando li o texto... Me diz vc quando ajudou o coruja a crescer??? Me diz onde vc tava quando ele tava fazendo segunda voz para outro mc, me diz qual foi o show que vc arrumou pra ele fazer?? me diz quanto vc pagou para ele fazer o clipe?? me diz como vc ajudou pra ele gravar um cd??? me diz quantos shows vc ja marcou pra ele??? me diz quanto vc gasta de telefone para fazer os corre dele por mes???? Muito respeito companheiro, to no corre desde 92 e ja vi muito falastrao como vc, que se esconde atras do anonimo pra fazer criticas encima de coisas nada haver... Se quiser debater comigo, mostra sua cara, me liga 97143336 ou passa na minha casa (venezuela 579 vl. independencia).... Muito Prazer Renato Magu, militante do movimento desde 92, um dos fundadores do quilombo do interior, membro do forum de hip hop do interior paulista, coordenador de comunicaçao do in stituto acesso popular, coordenador geral do Ponto de Cultura Acesso hip Hop.... pronto ja sabe quem eu sou, agora me diga quem e vc....

      Excluir
    2. Desculpe minha falta de humildade, todo mundo sabe do talento do Coruja, mas tinha que falar do meu tbm, pois ninguem sobe sozinho... E poucos sabem do veneno que passamos juntos todos os dias, pra depois vim um qualquer falando que eu to fudendo o trabalho que eu ajudo a construir...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O Bichinho da goiaba ( é anonimo nem tem coragem de colocar o nome e assumir a responsa),
      concordo com gênero, número e grau, sobre o que disse o Magu, infelizmente tem sempre uma maçã ou melhor um bichinho de goiaba pra criticar ou tentar levantar falso testemunho, sem provas e sem saber do corre que o cara faz, viajar apertado dentro de um carro com aparelhagem, virar noites sem dormir e não ganhar nada, assumir uma responsa desse ninguém quer agora vem falar o que não conhece Bichinho da goiaba vc pisou feio na bola, queria saber sua trajetória, suas conquistas, shows, eventos que fez para o movimento hip hop de Bauru, qual a sua contribuição ? Aliás quem se auto intitula anonimo não merece crédito, mas dessa vez perdi 2 minutos da minha vida pra responder a um anonimo.
      Dj Ding 25 anos de Hip Hop, co-fundador do Desacato Verbal 1° grupo de rap de Bauru e Dj do Coruja BC1.
      #equipecorujaBC1

      Excluir
  7. O magu manifestou uma opinião, que o publico manifestou antes, ele só deu voz ao que o povo veio cobrar. Acho o Renato um excelente produtor e graças a Deus humildemente agente ta conseguindo levar o rap Bauruense pra fora. Concordo com que o magu disse acima, é preciso respeitar por que a caminhada do Renato Moreira não é de hoje! E os corres que agente fez também não.

    Muita luz, muita paz, informação e ''Respeito''


    (Corujabc1)

    ResponderExcluir
  8. Ce nao fez nada cara! O Coruja tem talento! Ta querendo ganhar din din dele. Cola aqui na Falcao, Campos Salles 2303 que nois troca uma ideia de perto! Interesseiro do caralho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bichinho da goiaba, quando tiver maturidade, inteligência, bagagem e coragem, talvez disse, talvez! saiba o que é amar uma coisa que faz, independente do dinheiro, mas fazer de coração sem se preocupar com a grana são pra poucos, capitalista vc nunca vai saber o que é fazer um som de coração sem pensar na grana e depois ver o público te dando resposta, esse sentimento nunca terá, portanto vai achar outra goiaba pra tentar apodrecer pois esta esta blindada com amizade, companheirismo e amor ao hip hop !
      Ps: se vc é tão esperto e cheio de si pq não mostra sua contribuição ao movimento

      Excluir
  9. Vc mamou na teta do governo até hoje. E agora quer mamar no talento do moleque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas só vêem as pingas que tomamos já os tombos e o que conseguimos para tê-la...

      Excluir
  10. Agora to entendo tudo...
    Me conhece, sabe dos meus corre, sabe ate de onde eu tiro dinheiro com o suor do meu trabalho...
    Sempre pensou isso de mim, me tromba direto nos movimento e nunca teve coragem de falar o que pensa na minha cara...
    Ai INVEJOSO daqui pra frente vc faz os corre do Coruja entao..
    Daqui pra frente vc assume as responsa do Coruja..
    Pq eu, como nunca fiz nada, so mamei nas tetas do governo, nao preciso mais fazer nada, AGORA VC FAZ...
    Ta td no seu nome mano...
    Boa sorte pra vc, pq ate pra mamar nas tetas do governo, tem que ter competencia...

    A INVEJA E FALTA DE CAPACIDADE...

    E quanto a vc assumir os corres do Coruja, to falando a verdade, se acha que rola dim dim, vai la, agora o dim dim e seu, pq eu to fora...

    E nao adianta ficar cacarejando, pq eu nao respondo mais pra vc..
    Noa dou ibope pra INVEJOSO...

    ResponderExcluir
  11. E outra mano, nunca tive medo de morrer...
    O meu unico medo era o meu trabalho, as coisas pelas quais lutei e acreditei, despertarem ciumes nos outros...
    Repito NUNCA TIVE MEDO DE MORRER...
    Aki ta tenu tambem....

    ResponderExcluir
  12. Aii na humildade axo que todos tem o direito de se expressar, mais todos nos devemos nos respeitar, e saber entender a opnião de cada um, o que vc escreve ou divulga na midia esta sujeita a criticas.. e é bem assim, não sei quem é esse anonimo mais axo que ramelo em fala do corre do magu e da pessoa dele.. só agente que trampa lado a lado do cara sabe o corre que ele faz pela equipe e pelo hip hop em geral e nao é de hoje... então antes de falar dos corre da equipe ou de alguem precisa ver o seu primeiro, aqui ninguem faz por dim não mano, agente faz por que ama o hip hop.. dinheiro e etc.. é consequencia de trampo, pq fala dos outros nao te traz nenhum merito e sim converssa errada pro seu ladoo..

    Canela #EquipeCorujaBC1

    ResponderExcluir
  13. i mano magu nunca aproveito ou explorou o talento de ninguém quantos role agente deu do nosso bolso eu e ele chorando e lutando pelo movimento mano!São vários corres ontem mesmo eu tava doente e quem veio no portão de casa me trazer um remédio? com certeza não foi quem fala. é preciso se informar e para de falar e cuidar da vida dos outros mano, magu é um irmão pra mim e uma das pessoas que mais me ajuda nesta vida, aqui todo nóiz lutamos juntos eu magu ding felipe cada vitoriá é mérito do forço de todos não só do meu talento, tem muito cara talentoso ai que não vive d musica, magu colocou eu no maiores palcos mais também esteve presente comigo me ajudando no menores palco também alias ELE QUE ME COLOCOU LA repito ELE! Ai magu liga não irmão, o importante é agente que conhece vc e seu caráter irmão! vc já deixou de fazer coisas por vc e sua família pra fazer pelo movimento hip hop e isso não foi ninguém que me contou eu tava la! Renato Moreira leva o bagulho no peito e merece máximo respeito se orienta mano!


    Corujabc1! tamu junto magu aaaté o final!

    ResponderExcluir
  14. Pelo maor de Deus!! Quem escreveu essa matéria só pode ta brincando.
    Um texto careegado de rótulos e preconceito, comparando a escola do mano, eu digo mano de irmão mesmo, pq sei quem é o Coruja, com a escola do sabota, do facção entre outros, julgando o sentimento dele no palco e tal. Na minha humilde e limitada opinião, esse texto foi um equivoco.
    Com todo o respeito da galera da ecolab, acho foda ler uma coisa tão ruim sobre um artista tão bom e fulgaz.

    ResponderExcluir
  15. Valeu Coruja, Canela e Dj Ding...
    Tamo junto, noiz e familia..
    Quando agente tava na merda ninguem falava nada ou estendia a mao pra ajudar...
    Agora vai aparecer um monte de Ze povinho achando que noiz ta rico, ou mamando na teta de alguem...
    Enquanto uns fala, outros trabalha!!!
    Segue a rima!!!!

    ResponderExcluir