A tal da Cobertura Colaborativa

3 de outubro de 2011
0
Muita curiosidade e dúvida ainda gira em torno da "tal da cobertura colaborativa" que vem ganhando espaço, mas que pouca gente entende seu significado e funcionamento. A empresa júnior de jornalismo da Unesp, a Jornal Jr., falou com a nossa colaboradora Laura Luz pra entender um pouco mais sobre a cobertura colaborativa, tomando o E-Colab como exemplo. A matéria é de Bárbara Belan e foi vinculada pelo Boletim Olhar, da Jornal Júnior.

E-Colab em ação no Grito Rock 2011, foto de Herbert Bruggner Neto



Na moda da Cobertura Colaborativa
Possibilidades dessa nova maneira de cobrir eventos ganham cada vez mais colaboradores, 
público e espaço nas mídias digitais

Por Bárbara Belan

A cobertura colaborativa está se tornando cada vez mais comum e procurada na nova era dos meios de comunicação digitais. Mas o que é e como participar dela? 

Cobertura Colaborativa é uma produção multimídia onde várias pessoas de diferentes áreas se unem para cobrir um evento. As redes sociais digitais são o espaço para a veiculação da informação, o que proporciona maior variedade de leitores e opiniões. Graças à flexibilidade da internet, o conteúdo pode também ser veiculado em diferentes formatos, tais como texto, foto, vídeo e aúdio. Os repórteres e editores dessas coberturas, podem fazer parte de uma equipe estruturada com equipamentos para coberturas ao vivo para um site específico, ou pode também ser o próprio público de um evento, que é estimulado a escrever sobre o que viu e veicular seu produto no site da equipe. Assim, cada vez mais pessoas são agregadas e as possibilidades de coberturas aumentam.

Laura Luz é diretora de comunicação da Empresa Júnior de Jornalismo da Unesp de Bauru, a Jornal Júnior, e participa do e-Colab, um projeto de cobertura colaborativa na cidade. Ela acredita que a principal diferença
entre essas coberturas e as demais é a falta de hierarquia no sentido repórter – editor. “Todo mundo tem a liberdade de escrever e corrigir. Eu acho isso muito interessante porque sempre escolhemos o que vamos fazer e o que vamos cobrir”, explica.

Ela garante que, apesar de existir essa liberdade e a falta de obrigatoriedade, nunca falta gente disposta a cobrir os eventos. “A gente recebe e-mails pelo grupo com sugestões de eventos e coberturas. Quem se interessar, tanto por produzir o texto como o produto audiovisual, avisa que estará disponível. Apesar de não termos obrigações, nunca falta gente”, explica Laura.

Laura conta que entrou para a equipe graças a uma parceria que o e-Colab fez com a Jornal Júnior na Semana de Audiovisual do ano passado. Essa parceria deu certo e, além de entrar para a equipe fixa, ela continua valorizando a parceria, que acontece até hoje.

Para participar do e-Colab é muito fácil: basta entrar em contato com um dos integrantes da equipe fixa ou entrar no blog www.e-colab.blogspot.com, e fazer o cadastro para fazer parte do grupo de e-mails da equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário