Cheiro de tinta

25 de outubro de 2011
0
Texto e Fotos por Bianca Dias

Cheiro de tinta. Acho que é o que descreve bem a segunda edição do Compacto.Arte que aconteceu no último domingo (23/10), no Jack Music Pub. O espaço para pintar era confortavelmente pequeno e todos que passavam por lá absorviam arte de todos os modos: os olhos se enchiam de cores, o nariz sentia logo na entrada o cheiro dos sprays e os ouvidos escutavam o barulho das latas. Sinestesias. Comendo tinta com os olhos, sentindo cores por todos os lados e o calor das paredes trazendo inspiração e a ânsia para ver o resultado final do conjunto.



Uma tarde inteira imersa em criação onde os artistas LG Martins, Comics Crew (Celso e Sérgio) e Ilustrutura (Hass e Xavi), cada um com seu estilo diferente, dialogaram entre si com realismo, personagens, caveiras, stencil ou o que a mente de cada um quiser interpretar. Apenas Arte, sem mistificação.

Trocas de imagens e palavras, experiências e tudo se completando; o local que é a área de fumantes do bar aos poucos foi ficando mais colorida e preenchida de novas informações, desenhos que falam nas paredes.

Satisfação no rosto de todos: tanto dos que permaneceram lá o dia todo, quanto dos que apenas passaram para olhar e também dos próprios artistas. A sensação de que algo novo está surgindo na arte – não só de rua – em Bauru, mas creio que ainda seja cedo para definir exatamente o que é. Vontade coletiva de produzir e mudar.

O bate papo no final da tarde marcou muito bem isso com as idéias que foram compartilhadas. Interpretações e pontos de vista diferentes, mas com o mesmo objetivo e vontade de criar e recriar! Transformar espaços, levar a arte a novas fronteiras e aumentar seu acesso.

Difícil finalizar esse texto, até porque acredito que isso tudo seja apenas o começo; o Compacto Arte mostrou a que veio e ganha mais força a cada nova edição, unificando artistas e fortalecendo cada vez mais um novo elo na Arte. Uma nova fase e, sem dúvida, uma vanguarda acontecendo aqui e agora entre nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário