Semana do Audiovisual: SEDA é isso.

24 de maio de 2012
0
Por Sérgio Viana



Surgida em 2006, no núcleo cuiabano do Fora do Eixo, esse evento que costuma rolar ao longo de uma semana inteira já atinge cerca de 50 cidades em todo o país em datas diferentes. 

Na SEDA, produtores independentes tem a oportunidade de divulgar seu trabalho, compartilhar suas experiências e até conseguir apoio para distribuição de seus filmes. O Fora do Eixo formou sua própria distribuidora, a DF5, que já selecionou 9 títulos para exibições em cineclubes e outras parcerias. O detalhe importante é que todos os títulos passaram antes pela SEDA. 

O público também ganha, com a oportunidade de ver trabalhos únicos que, infelizmente, poderiam permanecer inacessíveis sem a SEDA, além de poder acompanhar debates, mesas redondas e oficinas sobre a produção audiovisual. 

Oficina, SEDA Bauru 2010.
O e-Colab está desenvolvendo a cobertura completa da SEDA/Bauru, que começou dia 21 de maio, diariamente. E para você ficar ainda mais por dentro do que rola e como ela funciona, conversamos com Filipe Peçanha, morador da Casa Fora do Eixo de Sampa e gestor do Clube de Cinema do movimento. 

e-Colab: Como surgiu a SEDA? 

Filipe Peçanha: A SEDA surgiu em 2006 em Cuiabá quando o coletivo Espaço Cubo pensou em desenvolver um festival que valorizasse a produção audiovisual local estimulando todo um arranjo produtivo que fosse desde a realização até a exibição, isso passando por atividades de formação como oficinas e debates. Assim, depois de alguns anos a SEDA passou a ser realizada de forma integrada entre as cidades e nesse ano de 2012 chegamos a mais de 50 edições pelo país. Com isso além de fomentar os arranjos locais as SEDAs são uma plataforma muito interessante para a conexão dessas produções em rede, de forma integrada, onde o Fora do Eixo atua como um hub na conexão de produtores, realizadores, pesquisadores, professores, oficineiros, e público com o intuito de aproximar os agentes do audiovisual no Brasil. 

Feira da Semana, SEDA Bauru 2011. 
Como as produções alternativas são apoiadas pelo Fora do Eixo fora da SEDA? 

Atualmente temos a DF5, Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, que possui o intuito de fazer escoar toda uma produção que não consegue espaço para exibição. Dessa forma a DF5 faz a conexão principalmente com cineclubes ligados a rede e parceiros, para através de uma plataforma on-line, disponibilizar de forma gratuita e sem custos os filmes para serem baixados e exibidos nas sessões. 

Como elas são selecionadas para exibição? 

As curadorias são formadas pelos produtores locais, nos casos os coletivos (e os cineclubes) que podem escolher os filmes que estão disponíveis no acervo digital. Atualmente a DF5 desenvolve a campanha Compacto.Cine com 9 títulos sendo distribuídos.

Quantas produções já foram exibidas? 

Atualmente são 178 vídeos na DF5, desses, todos já foram exibidos pelo menos uma vez em uma edição da SEDA ao longo dos [seis] anos. 

Além das exibições, o que o público da SEDA poderá aproveitar? 

As SEDAs buscam criam também espaços de formação que envolvam oficinas, conversas livres, mesas, palestras, workshops, debates e uma série de momentos de vivências entre os participantes para trocas de experiência e planejamento conjunto. Como parte da programação há o fomento a oficinas, principalmente a de cobertura colaborativa (onde há a proposta dos participantes produzirem conteúdos de cobertura das atividades da própria SEDA) e a de realização base para se produzir um vídeo que passe por todos os processos de produção, em um formato livre. Além disso as transmissões ao vivo também possuem destaque onde grande parte das atividades da programação podem ser acompanhadas por streaming. 

Pé de Macaco, Pacotinho de SEDA, Bauru 2010. Foto por Marina Wang.


Há alguma produção que passou pela SEDA e gostariam de dar destaque? 

Acho que o maior destaque é dado para as produções do Compacto.Cine mesmo onde pensamos também na circulação dos realizadores dos filmes por entre as edições participando de debates nas exibições e também de outras atividades das SEDAs. 

A SEDA é realizada em todas as cidades em que há FdE? 

As SEDAs nesse ano vão até julho em mais de 50 cidades (atualmente 51 com novas edições ainda surgindo). Não é toda cidade com coletivo que a realiza, mas a cada ano esse número cresce: Em 2008 era uma, em 2009 foram 10, em 2010 foram 20, 2011 foram 27 e 2012 mais de 50! [ressaltou!]




Nenhum comentário:

Postar um comentário