CinExtinção: Pela preservação de filmes e otras cositas más

24 de maio de 2012
1
Texto e fotos por Jaderson Souza






Há nove anos era aberto o empório cultural Extinção, loja que vende artigos culturais dos mais variados: vinis, CDs, DVDs, HQs, livros e roupas, tudo isso em uma linha retrô. De fato, ao entrar na loja se tem a impressão de viajar no tempo. A vitrola traz à casa uma atmosfera que, invariavelmente, remete às décadas de 70 e 80.

O responsável pela loja é Aran Carriel. Ele mantém o estabelecimento junto com seus pais. Quando fundou a Extinção, Aran acabara de se formar em jornalismo: “sempre gostei de discos e sempre queria ter um tipo de autonomia. A loja é união entre cultura e comércio.” Ele conta que não chegou a fazer algum tipo de pesquisa de mercado e só depois foi saber que a sua loja era uma das únicas do segmento em Bauru. Aran também é integrante da banda Autobonecos (que está há 20 anos na ativa) e fez alguns trabalhos como cineasta incluindo um média-metragem produzido junto com uma comunidade indígena de Avaí, cidade que fica a pouco mais de 30 quilômetros de Bauru. 

A paixão pelo cinema fez o dono da loja inaugurar um novo espaço, o CinExtinção, um projeto feito em parceria com o Enxame Coletivo. Desde maio de 2011, são exibidas sessões dentro da loja, mais especificamente no andar de cima onde se encontra um espaço com capacidade para 15 pessoas. Ao invés de poltronas, existem puffs e sofás para acomodar os presentes. Os filmes do CinExtinção fazem parte do acervo pessoal de Aran: “Eu já fazia sessions em casa e tinha vontade de fazer alguma ponte com a loja. Tento compartilhar meu gosto”. Filmes que dificilmente teriam espaço nas salas de cinema convencionais (clássicos, filmes B) são exibidos no CinExtinção. 

O dono do Extinção tem uma opinião diferente em relação ao download de conteúdo cultural, visto como um problema para estúdios e profissionais do segmento. Para Aran, o compartilhamento de arquivos pode ser considerado um fator positivo: “o download ajuda as pessoas a conhecer o conteúdo dos artistas”. Ele complementa dizendo que, caso haja o interesse, o público naturalmente vai querer se aprofundar na obra de determinado artista. 

As sessões do CinExtinção são gratuitas e sempre acontecem aos sábados às 19 horas. O empório fica localizado na Rua Cussy Junior, 8-17, Centro, Bauru (SP).



  1. www.facebook.com/extincao
    www.extincaodiscos.blogspot.com
    www.facebook.com/autoboneco
    www.bonequinhologia.blogspot.com

    Gr(A)ci(A)s!

    ResponderExcluir