“Com as asinhas de fora”

1 de setembro de 2011
0
Por Ana Laura Mosquera

A expressão da Beatriz Almeida, nossa saudosa e-colaber que também anda tomando novos ares esse semestre, longe das coberturas, mas ainda atenta ao andamento do projeto, define a sensação que toda a equipe do e-colab deve ter sentido quando leu as páginas da Plug 2011 (do Curso Abril de Jornalismo) dedicadas tão minuciosamente ao trabalho do blog.

Cada membro da equipe, seja menos ou mais ativo, deve ter sentido um orgulhinho, como costumamos falar, ao ver a matéria feita por “gente como a gente” e sobre a gente (com direito até a menções de nomes da galera)! Jornalistas, fotógrafos e designers recém-formados, saídos até dessa casa, falando do exercício da cobertura colaborativa, que também encara certa barreira e até mesmo falta de conhecimento pela falta de um público ainda não muito definido.



Outro dia um amigo me perguntou qual era o público do blog. Talvez tenha respondido certo, mas ler o subtítulo da Revista Plug sobre a questão esclareceu bastante coisa. Impressão própria: escrevo para quem foi ao evento. Opinião real: apesar do blog ainda buscar saber quem é o seu público, é fundamental que os produtos da cobertura sejam minimamente destinados a pessoas alheias ao trabalho, ao evento, ao som. Só assim a iniciativa pode crescer mais e trazer novos leitores para o blog, ouvintes para as bandas e mais interessados na produção colaborativa por todo o país.

A matéria da Plug, e uma breve conversa com o Gabriel Ruiz, também [me] esclareceram outra coisa. Conversando com o Gabriel sobre o workshop de cobertura de eventos culturais que ele vai ministrar no Instituto Glauco Pinto, em Bauru, eu disse que queria ir. E ele logo mandou um 'mas você não precisa'. Por outro lado, a matéria da revista lançar um “passo a passo” sobre o funcionamento de uma equipe de cobertura colaborativa. Apesar da opinião unânime de que isso só se aprende na prática e na vivência do trabalho em equipe, acho sim que temos muito a aprender na teoria (mas nunca falando em falta de liberdade para dizer o que pensa da banda, da vibe).

Sejam os gestores com os colaboradores, a galera do audiovisual com a do texto, e tudo vice-e-versa, as conversas, críticas, sugestões são essenciais para a boa fruição das impressões de todos e-colabers. Participar do blog requer vontade, gosto, mas principalmente disposição para o trabalho em equipe, numa constante troca de experiências, que faça o esforço (prazer) valer a pena.

Parabéns a todos nós e-colabers, acima de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário