Funeral Fúnebre

1 de novembro de 2011
0
Texto e Fotos por Bianca Dias

Essa cobertura foi totalmente espontânea e repentina. Enquanto eu fazia um treinamento de fotografia na bela tarde acinzentada de domingo, dia 30, nos deram uma pauta para ir a um velório; até então tudo "bem". O carro funerário iria passar pela Avenida Nações Unidas mas iria para a praça Rui Barbosa, no centro da cidade... Como assim, um velório na praça?? Espere que eu explico (aliás, espero que eu consiga explicar).
























Na verdade esse velório era o "Funeral Fúnebre", uma comemoração dos 30 anos de carreira do cineasta e ator Robeto Malini, também do seu aniversário de 44 anos e divulgação do seu novo curta-metragem "Asfixia".

Seguimos o carro funerário pela avenida sem saber ao certo o que exatamente ia acontecer, o ator esteve o trajeto todo dentro do caixão, Jason vinha o tempo todo segurando o banner de divulgação e alguns conhecidos seguiam logo atrás.

Ao chegar na praça, outros dois personagens apareceram, o caixão lacrado foi retirado do carro e a performance/happening começou. Poucos curiosos se juntaram para ver, o homem de cartola clamava pela volta do seu mestre, enquanto Jason carregava a garota que gritava muito para todos os lados. A interpretação era o velório do "Homem Misterioso", personagem protagonista do filme de Malini.

Foi algo bem caótico, uma atuação rápida e intensa. Segundo o que o ator Esso Maciel (um dos personagens) me disse, apesar de ser algo planejado anteriormente, no momento alguns personagens sempre se exaltam, incorporam bastante e acabam fazendo coisas inusitadas, sempre existe uma improvisação.



Após terminado, Roberto Malini deu entrevista a um jornal local, entrou no caixão novamente e todos partiram para a próxima praça continuando o trajeto da celebração. Além da Rui Barbosa, também foi repetido na praça Machado de Mello, Portugal e Praça da Paz.

Infelizmente não pude acompanhar o cortejo até o seu final, mas o pouco que vi já foi suficiente para que me instigasse a escrever algo, pois creio que poucas pessoas ficaram sabendo dessa celebração em Bauru. Era para o curta ser exibido no Vitória Régia após os trajetos, mas não foi possível por falta de alguns materiais.

Malini é bauruense mas atualmente vive na cidade de São Paulo e já trabalhou diversas vezes com José Mojica Martins, o Zé do Caixão, o mais famoso do gênero de terror no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário