Era uma vez... Comadre Fulozinha

18 de junho de 2012
0
Por Luana Rodriguez

Divulgação
Reza a lenda que Comadre Fulozinha é um ente mitológico, que vive na floresta e esta sempre pronta pra defender o meio ambiente. Reza a lenda pernambucana também que ela é uma guardiã da mata e que desaparece sem deixar rastros. 

Lendas e crendices a parte, Comadre Fulozinha é também uma banda. Formada essencialmente por mulheres, o grupo, pernambucano (como a lenda), tem em sua raiz a música nordestina e mistura ritmos como coco, baião e ciranda. As moças que saíram do nordeste para o mundo (já foram pra Canadá, EUA, Bélgica, Suíça e França,) tocam instrumentos como bombo, zabumba, congas, djembê, ilú, saxofone, cavaquinho, violão e rabeca. 

Formada no ano de 1997, a banda já lançou dois CD’s, o primeiro, em 1999, com o nome da própria banda, e o segundo, em 2003, chamado "Tocar na Banda". 



Além disso, as meninas já participaram da trilha sonora da peça “Os Sertões”, dirigida por Zé Celso, no Teatro oficina, e se apresentaram no Fórum Social Mundial de 2003. 

A música das meninas, pode não agradar a todos os tipos de públicos, mas quem agrada? O interessante é notar que o som delas mostra, claramente, a influência nordestina e, talvez por isso mesmo, mostra personalidade. 

Pode ser mesmo que o nome da banda tenha sido influenciado pelas histórias regionais, mas Comadre Fulozinha mostra que a região Nordeste está mais forte do que nunca, e que suas músicas são muito mais do que folclores e lenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário