(Des)Monte Bazar Colaborativo

22 de fevereiro de 2012
0
Enxame Coletivo e e-Colab misturam vendas, comes e música numa tarde de recepção e sustentabilidade
Por Laís Semis

Bauru é uma cidade de chegadas e partidas e em meio a elas, móveis, roupas, livros e outros objetos acabam sobrando e ficando encostados ou são deixados para trás. E nessa cidade universitária novas casas surgem frequentemente, tornando comum a reutilização de móveis e utensílios entre os estudantes que estão montando suas repúblicas ou se formando.

Além de ser uma alternativa mais barata à necessidade de mobiliar uma casa, a prática também envolve conceitos da economia solidária e de sustentabilidade. “A proposta é dar uma solução sustentável e criativa a todos os itens domésticos remanescentes que acumulam nas casas com um bazar anual, idealizado e produzido colaborativamente por todos os grupos de interessados”, diz Louise Akemi, do Enxame Coletivo, e continua: “sem dúvidas a troca será bem-vinda, não só de objetos, mas também de repertórios (playlist coletiva) e contatos!” 



Sob essa perspectiva, o Enxame Coletivo, que atua em Bauru como um coletivo de comunicação e cultura, resolveu abrir sua Sede para uma tarde não só de Bazar, mas de encontros, criando um amigável ambiente de projeções, bebidas, comidas, música e contatos com diferentes pessoas. 

A iniciativa veio de encontro com a ideia do e-Colab de levantar os primeiros fundos para futuramente adquirir equipamentos para a equipe da colaborativa e potencializar dessa forma suas produções, entrando como parceiro do Enxame no Bazar Colaborativo.

“E não é só a reutilização dos móveis, mas também pela ideia de integrar quem já está na cidade de Bauru com quem acaba de chegar. O e-Colab entra na iniciativa com o Enxame Coletivo disponibilizando peças para serem vendidas, mas o Bazar vai além, oferece o contato direto entre as pessoas e se faz ponto de cultura. Nós do e-Colab aproveitamos para divulgar o blog e mostrar a eles o que nós fazemos...”, explica a Gestora da Agência de Colaborativa, Jessica Mobílio.

O Bazar Colaborativo acontece no dia 18 de Março (domingo), a partir das 15h horas até às 21h na Sede do Enxame Coletivo, localizada na rua Agenor Meira 12-39. Para conferir os objetos disponíveis, consulte a página do Bazar no Facebook. Para receber as atualizações sobre o Bazar Colaborativo basta curtir a página!

Nenhum comentário:

Postar um comentário