Bate papo, cafezinho e a construção de uma cena

13 de junho de 2011
0
Oficina de Dramaturgia foi a proposta do Festival Canja para a manhã de domingo

Por Renata Coelho, repórter Jornal Júnior



O último dia do 2° Festival Canja teve inicio com uma oficina de Criação Dramatúrgica. Curiosa para saber do que se trataria uma oficina como essa, logo me inscrevi para realizar a cobertura. Chegando lá, Denilson Oliveira, do grupo de teatro Forféé, de Piracicaba, passou para o grupo ali reunido uma lista de 10 ferramentas e procedimentos da dramaturgia, explicados de uma forma mais simples e mais palpável.

Logo depois de enumerar e explicar cada procedimento ele prontificou que fizéssemos uma atividade que criasse uma cena na qual participassem três personagens - dois personagens a princípio e um terceiro que surgiria na cena e a romperia, transformando algo nela.- Para a cena, também teríamos que usar as ferramentas ensinadas.

Mesmo assustada resolvi aceitar o desafio, e fui lá escrever minha cena. Tivemos 40 minutos para realizar a atividade.

Assim que foi terminada, Denilson começou a fazer um apanhado do teatro, desde os textos clássicos gregos. De cara, ele levantou a dificuldade de “falar em uma hora e trinta minutos, porque só de dramaturgia Ocidental temos mais de 2700 anos”. O papo veio desde Sócrates, Platão e Euripides, até Shakespeare, seu principal foco. Segundo Denilson, não existe hoje nas telenovelas uma só cena que Shakespeare já não tenha construído, mesmo que de uma outra forma e é esse seu principal diferencial. “Shakespeare produziu todos os arquétipos, todas as referências culturais e civilizatórias da modernidade”. Mesmo divagando um pouco, Denilson soube conduzir a conversa e fez entender um pouco mais até leigos como eu. Sua paixão pelo teatro era visível a cada palavra, gesto e olhar. Não dava nem vontade de ir embora. Mas, entre um cafezinho e outro, ele se despediu da gente só pelo fato de ter de entregar a sala. Fecha a cortina e as luzes acendem.

Fotos: Letícia Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário