Eram os deuses astronautas?

1 de março de 2013
0

Por Laís Semis 
Fotos por Larissa Cabelo 

A arte com um céu azul de fundo começava na rua: os fios de postes na frente da casa estavam marcados por pares de tênis arremessados e caídos segurados pelos seus cadarços. É mais ou menos pra cima desse céu de que vem a temática que guia a primeira exposição individual de Fino, artista visual da cidade, realizada no último dia 23/02. 

É a partir da ideia dos deuses astronautas que surge a exposição “Seus Olhos”. 



Em 1968, um pesquisador e escritor suíço chamado Erich von Däniken publicou “Eram os Deuses Astronautas”, livro que trouxe ao mundo a hipótese de que as tecnologias e religiões de civilizações antigas eram originadas por viajantes espaciais, tidos como “deuses”. Sob essa óptica é que Fino traduz “Seus Olhos” através de pinturas rupestres espelhadas nas paredes do Instituto e nos objetos presentes no ambiente, as realidades extraterrestres. 

A exposição segue na Rua Maria José 5-37 até dia 23/03 e a pretensão é que outros artistas plásticos e fotógrafos possam expor seus trabalhos também no Instituto Graffiti Shop. E não apenas exposições, como oficinas, saindo do formato loja que disponibilizava apenas produtos relacionados e passando a atuar como uma galeria-residência. 

Embora a Loja tenha sido projeto de Fino, a galeria foi desenvolvida na companhia de David Calleja (referências aqui) e o espaço não se limita aos trabalhos apenas dos dois moradores, há também a galeria da casa, a Damataria (derivada de “Da Mata”) que envolve projetos de todos os integrantes desse coletivo de artistas não agregado a nenhuma instituição, conta David, já que o próprio Fino decidiu participar de sua exposição de uma maneira bem peculiar... 

Uma sala escura aguarda os visitantes ao fundo da exposição; nela, um banquinho, um fone de ouvido, (uma música sutil), uma luneta, um convite. Quem aperta os olhos contra a luneta vê que, do outro lado, Fino está sentado no alto de um prédio e por isso não pode ser encontrado perambulando hoje pelos espaços do Instituto. 


Confira a cobertura fotográfica completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário