Que ofereça arte, riso e Hip-Hop

5 de março de 2013
0
Teatro popular abre segundo dia de apresentações do 5° Grito Rock Bauru 

Texto e fotos por Higor Boconcelo

A conexão entre o Hip-Hop bauruense e o Bosque da Comunidade do Geisel vai muito além da ligação evento-palco – seu público usa do espaço ocupado nos eventos do movimento para se expressar além da rima. B-boys que não sossegam, dançam em todas as batidas (live ou playback); jovens jogam basquete ao mesmo passo que reencontram antigos aliados e sob a sombra das árvores casais e famílias aproveitam de saudável sombra em meio à selva urbana. 



Arrisca-se dizer que a tarde do último sábado traria mais do mesmo para o público que compareceu afim de assistir aos MCs, se não fosse pela interferência de algo incomum aos eventos de Hip-hop no Bosque: teatro popular.

A convite da organização do 5° Grito Rock Bauru, a companhia de 1° Ato trouxe de Valparaíso/SP para o Grito Hip-Hop seu espetáculo “Árvore de Mamulengos”, teatro daqueles impossíveis de se adivinhar quando começa, mas quando se dá conta o fenômeno da arte independente já chamou sua atenção. 

Batuques e o canto dos atores convidaram o público presente a achegar-se, “trabalho honesto, de teatro popular”, cursando por entre as árvores e arrebatando a atenção das crianças eternamente enquanto durasse a apresentação. Num cenário composto por fitas que davam forma a um circo e blocos de madeira, os espectadores foram convidados à história de Marquesinha, obrigada pelo pai a casar-se com Cabo Fincão, policial, julga-se cabra arretado, e seria se não fosse por João Redondo, dono do coração da garota e culpado pelos gritos de “corno” que emergiam da plateia. 

A comédia trazida de forma natural pelos personagens e desenrolares da trama trouxeram para o evento algo mais que alegria. Em tempos onde a cultura é estimulada de forma insatisfatória pela administração da cidade, o 5° Grito Rock mostra, mais uma vez, como é possível (e prazeroso) trazer cultura de forma democrática à população. Pode ser que haja entre os presentes naquela tarde uma divergência entre gosto musical, mas em uma coisa todos pareciam concordar: é difícil não gostar de teatro.




O CurtaBauru e o e-Colab são parceiros do Grito Rock Bauru 2013 e estão fazendo a cobertura integrada dos eventos.

Confira a cobertura fotográfica completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário