Redes: Novos conceitos, paradigmas e desafios

3 de setembro de 2012
0
Por Laís Semis
Fotos por Lívia Sarno e Barbara Toscano




Além de andar por 15 pontos na cidade, nesse ano o Festival Canja também abriu mais suas portas produtoras para conquistar os horizontes sem limites de Bauru. O Grupo AGR, que, por exemplo, na edição passada do Canja era um parceiro neste ano entra como realizador do Festival ao lado do Enxame Coletivo – que idealizou o projeto e o vem desenvolvendo anualmente desde 2010 . 

E esse empoderamento dos grupos parceiros na construção do Festival vem sendo articulado em diferentes níveis, vale a pena ser dito. Se alguns decidiram por assumir a linha de frente ao lado do Enxame; os outros que vem na mesma luta optaram por planejar e fazer suas ações dentro da programação do Festival acontecer. E rolou. 

“A gente entende que a nossa ação não é isolada, tem que ser disseminada.” E como bem ressaltou Magu, “temos que fortalecer as ações próprias do ponto de cultura, mas também as da rede”. E a rede são esses grupos conectados se mobilizando em prol de suas causas e se ajudando no processo de construção e solidificação da causa.

No caso, um processo que pede muito mais do que entreter. “Além da parte artística, entramos também na parte da formação, incluindo oficinas e mesas de debate na grade de programação, o que é uma conquista”, pontua Magu na mesa que aborda o tema “Redes: Novos conceitos, paradigmas e desafios”. Não que as outras edições do Festival Canja não tivessem se preocupado em incluir essas atividades de formação; mas dessa vez grupos como o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop, AGR e o próprio e-Colab também se dedicaram à tarefa de formar, cada um ao seu modo, e compor uma totalidade múltipla. 

E o trabalho em rede é fortalecido não apenas pelo apoio mútuo entre esses articuladores, “tem a troca de metodologias, sistematização para conseguir trocar”, coloca na roda Ney Hugo, que vem da Casa Fora do Eixo Porto Alegre. Troca essa não apenas de serviços, mas de experiências e vivências que conectadas tem o poder de transformação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário