A chapa não vai esquentar

14 de setembro de 2012
0



Por Luís Morais 
Imagem: TV Unesp

Alunos dos cursos da Unesp de Bauru foram apresentados essa semana aos candidatos a reitor da própria Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. A chapa formada pelo Prof. Júlio Cezar Durigan e pela Prof. Marilza Vieira Cunha Rudge é única, ou seja: apresentaram a proposta de gestão que irão exercer nesses próximos quatro anos. O e-Colab, agora um projeto em parceria com a Unesp, se interessou e teve alguns membros por lá. Na terça-feira pela manhã os alunos da FAAC foram os “privilegiados” em ouvir as propostas e também as repostas sobre algumas questões. As propostas você pode conferir no site da própria chapa.

Essa segunda parte da assembleia foi organizada em três blocos: perguntas dos funcionários, dos professores e, por último, dos alunos. A situação esquentou mesmo foi na última, mas Durigan e Marilza já foram colocados na berlinda bem antes.

Principalmente na pergunta do Prof. Maximiliano Martin Vicente, que lembrou a escassez em infraestrutura da biblioteca e também de recursos para os cursos da FAAC. A resposta de Durigan – vice-reitor na última gestão e quem exerceu o cargo de fato nos últimos dois anos – foi que priorizaram as verbas na construção do R.U. e também da moradia estudantil.

Para quem não sabe, dois dos maiores problemas no campus da Unesp de Bauru é justamente a falta de um Restaurante Universitário e de uma maior e eficiente sistema de moradia. Quando o provável novo reitor lembra que apenas quatro alunos se inscreveram para a moradia estudantil, ele não lembrou o fato de que as inscrições eram burocráticas e com condições extremamente desfavoráveis aos alunos. E, principalmente, que foi num período onde a maioria dos estudantes já tinham alguma moradia – pois era quase fim de semestre – e sair de lá acarretaria em multa com as suas imobiliárias.

E sobre o R.U. não é necessário dizer muito, pois somente após mais de 20 anos do campus é que um está sendo construído. E tudo isso ainda não é desculpa para não melhorar nossa biblioteca – que não é aberta somente aos estudantes e funcionários da Unesp, e sim a TODA a comunidade.

Quando os alunos se manifestaram, o clima esquentou. Apesar de algumas perguntas não terem sido exatamente pontuais – pois eram questões mais internas, para serem resolvidos dentro do próprio campus de Bauru ou da faculdade – outras questões pesaram bastante.

Principalmente quando um aluno do mestrado se levantou para reclamar que muitas pesquisas ficavam apenas como peso de estante na biblioteca, pois não eram valorizadas. Isso irritou em especial Marilza, que respondeu com alguma ironia sobre os trâmites para repasse de verba para apresentação de teses em congressos: “tem gente que parece não querer ver e ouvir”. Saindo da postura que lhe cabe.

A última pergunta foi inclusive a mais contundente, quando o aluno Giovani Vieira relembrou a não aprovação da verba pelo presidente do GAC para aumentar a moradia e também de alguns abusos do dinheiro público, como a construção de um lago em uma cantina – onde foram gastos mais de 10 mil reais, enquanto o mesmo campus sofre com salas de aulas precárias, com direito a teto desabando sobre os alunos.

Mas, claro, Durigan se esquivou das mais duras críticas. Sobre a moradia, que finge ou claramente não entende a real situação. Disse que na FAAC foram investidos mais de cinco milhões nos últimos anos, mas parece que o controle sobre esse dinheiro foi perdido – vale lembrar sobre o caso de um ex-professor responsável pela perda de um equipamento na TV Unesp avaliado em 246 mil reais, além de ser diretor em uma época que o projeto recebeu mais de 10 milhões de reais em dinheiro público e nãoque ia para frente. 

Porém, toda essa discussão pode não valer para nada, já que a chapa é única. Não haverá oposição durante esses quatro anos de gestão da chapa “Excelência Institucional”. E se Durigan e Marilza não cumprirem o que é prometido, não existirá uma oficial resistência contrária. É aí que se torna crucial a constante vigilância dos alunos para com as questões da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário