SEDA 2013: Oficina de edição de Audiovisual – Construindo Guerrilha com Software Livre

11 de junho de 2013
0



Fotos por Casa Fora do Eixo Bauru e Amanda Costa
Texto por Amanda Costa



Na última quinta-feira (6), ocorreu mais uma atividade proporcionada pela quarta edição do evento SEDA (Semana de Audiovisual).

Durante 3 horas, foi ministrado o segundo módulo da Oficina de Edição – Audiovisual: Construindo Guerrilha com Software Livre.

A oficina ocorreu na Casa Fora do Eixo Bauru. Participaram em torno de 15 pessoas e o responsável por passar as dicas foi Felipe Garcia, do Coletivo Moinho.


A proposta do encontro é proporcionar o contato mais próximo e familiarizar os participantes com as ferramentas de edição de vídeos. A partir das dicas apreendidas, quem participou ajudará na estruturação de vídeos para a cobertura e divulgação do evento.

Durante a Oficina, Felipe Garcia apresentou o software KDEnlive utilizado para edição e montagem de curtas. O programa é simples, gratuito e pode ser facilmente utilizado.

Ele expôs durante o encontro um dos pontos mais importantes no processo de edição: o ‘improviso”. Tudo é “programado” durante o próprio processo de edição. O que torna o trabalho bacana é saber trabalhar em cima de algo simples, já que o filme finalizado é desenvolvido a partir da junção e montagem de partes que, inicialmente, não têm ligação entre si.


Em um ambiente dinâmico e descontraído, os presentes participaram da montagem de um vídeo, em que cada um ficou responsável pela estruturação de um pequeno corte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário