Contação além da praça

7 de junho de 2013
0


Texto e fotos por Higor Boconcelo


      Continuando as atividades da ocupação cultural na praça Rui Barbosa, que ocorreu na última quarta-feira (05/06),  dentro da programação da SEDA 2013, foi apresentado o  espetáculo Uma História de Quem Fomos e Somos, da Cia. Mondó Comunicação Teatral.

    Pouco antes de anoitecer, as Brunas Machado e Moscatelli já haviam armado todo o cenário de sua peça. Objetos típicos da cultura indígena e apitos que imitavam assovios de passarinhos foram colocados em torno de um círculo, onde as duas artistas, já caracterizadas, tomaram seus lugares quando o sol já se punha.

   Acomodados em pufes, almofadas e tapetes, ou até mesmo a vontade no chão da praça, o pequeno público presente tem sua atenção captada pela história de duas garotas que, em seus sonhos (ou não), visitam e entram em contato com a cultura indígena, seus mitos e costumes.

   Entrando na temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, a peça emocionou os presentes por tratar de amor e respeito à natureza, por inspirar uma paixão há muito esquecida – pela maioria. Ignorando o nervosismo de atuar em uma praça pública – e movimentada –  as Brunas encantaram as crianças presentes.

  A peça se encerra cantando ao público milhares de nomes de tribos indígenas, passando uma mensagem importante, mas de fácil entendimento. Mensagem que não é lembrada no dia-a-dia pela maioria, mas graças as artistas, com uma agenda cheia de apresentações em diversas escolas, irá marcar muitas crianças além daquelas que deram sorte ao passar com a mãe pela praça Rui Barbosa, em um fim de tarde qualquer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário