"Grande como nunca se viu"

18 de junho de 2013
0

Texto e fotos por Higor Boconcelo




      Não é de se estranhar que muita gente no Brasil ainda não tenha ciência do que a internet e as redes sociais são capazes de fazer, frente a conjuntura de deficiências que nosso país possui. Mas, para quem conhece (e bem), já era previsível que a reunião para discutir o primeiro ato bauruense em apoio ao Movimento Passe Livre (ou Vem Pra Rua, Revolta da Salada e, para a grande mídia, equivocada como sempre, arruaça), organizada no Facebook, iria juntar a fome com a vontade de comer dos bauruenses e ir muito além. O movimento reivindica melhorias no sistema de transporte coletivo do país, bem como melhorias em setores como Educação, Saúde e Segurança.  
   
     Quando o rotineiro som do sino da Catedral do Divino Espírito Santo ecoou na Praça Rui Barbosa encontrou um adversário. Um não, vários. Muita gente já estava aglomerada às seis da tarde fazendo barulho, protestando. Cartazes, máscaras de Guy Fawkes, rostos pintados, apitos e tudo que era válido. Mesmo a organização tivera trabalho para se sobrepor ao ânimo dos jovens ali presentes e organizar seu percurso.

  
     Em quase que unanimidade, o trajeto estabelecido iria rumar para a Câmara Municipal dos Vereadores, localizada a poucas quadras da praça. Quando a horda de gente virou a esquina da Antônio Alves e tomou a av. Rodrigues Alves, as reações da população ao manifesto eram algo digno de ser gravado e enviado por centenas de e-mails às caixas de entrada da grande imprensa.


     Muitos gritos e buzinas em apoio a uma manifestação que Bauru achou que nunca mais iria ver. Os gritos de “Vem Pra Rua” ecoavam na avenida, pareciam uma canção – pena que era d’O Rappa.  Por entre carros e ônibus, os manifestantes caminhavam sem medo em direção à Câmara, convidando quem estava usando os coletivos à manifestar-se também.

     Barulheira e estardalhaços sonoros convidavam os vereadores a sair do prédio, a negociar com a manifestação. As duas saídas laterais da Câmara foram fechadas pelos manifestantes, bem como a porta principal. O objetivo era fazer com que todos os 17 parlamentares assinassem o documento que iria estabelecer uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), responsável por investigar o aumento das tarifas do transporte coletivo a fundo.

     O espírito da manifestação perdurou por mais de 4 horas, tão como a pressão à porta da Câmara Municipal. Para abrir a CEI, eram necessárias seis assinaturas. Apenas dois vereadores haviam assinado até o momento: Roque Ferreira (autor do pedido) e Raul Gonçalves Paula. Entretanto, ambos o fizeram há várias semanas. Isso não é propaganda política, é fato.


    Como resultado da manifestação, todos os vereadores se comprometeram a fazer uma reunião interna com objetivo de analisar a fundo o documento da CEI. Mesmo que distante do ideal, a notícia serviu como um combustível para disseminar a informação de que “quinta-feira tem mais”. No mesmo horário, no mesmo lugar, mas com trajetos diferentes. O objetivo do próximo ato será marchar pouco mais de um quilômetro até o prédio da Prefeitura Municipal, na Praça das Cerejeiras. 

    Mesmo com os fortes boatos de que poderiam ser acusados de cárcere privado, os manifestantes continuaram gritando até quase onze da noite, quando a posição final da Câmara foi anunciada. A organização atentou-se ao fato de que obrigar os parlamentares a assinar é também considerado anti-democrático.


   Ainda assim, o convite para o próximo ato se sobrepõe. Muitas palmas oferecidas a todos os presentes e à Polícia Militar, que acompanhou toda a manifestação e fez um trabalho excelente, como sempre faz em qualquer protesto na cidade, mesmo que muitos não soubessem desse fato. 

A manifestação bauruense ganhou lugar em veículos como G1, Folha e Uol. Mas não mais do que ganhou lugar na av. Rodrigues Alves, na Nações Unidas, no cruzamento da Antônio Alves com a Duque de Caxias, e em tantas outras ruas daqui e do país, na consciência dos brasileiros, superficialmente ou não. Vem pra rua você também.




Confira a cobertura fotográfica completa!

Quer ficar por dentro da organização do movimento em Bauru e participar do próximo protesto? Junte-se ao grupo no Facebook e informe-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário