Unesp agrega e-Colab aos projetos de extensão

24 de agosto de 2012
0
21/08/2012
Matéria publicada originalmente na ACI da FAAC

Portal de coberturas colaborativas já foi apresentado aos alunos

O Blog de Cobertura Colaborativa de Bauru (e-Colab) se tornou projeto de extensão da Unesp. Foi realizada no início do mês uma reunião entre membros e alunos com a intenção de apresentar o projeto e atrair novos voluntários. Há dois anos, o e-Colab se destaca pela realização de coberturas de eventos culturais em Bauru. O surgimento do blog aconteceu durante do Festival SEDA, em 2010. O Enxame Coletivo, organização cultural atuante em Bauru, criou o e-Colab com o objetivo de cobrir os eventos que realizava. Em meados de 2011, a gestão notou que as pautas podiam ser mais abrangentes. A partir daí, o e-Colab tornou-se independente. 

O projeto tem a intenção de registrar o que acontece no cenário cultural bauruense, conta Renan Simão, gestor do e-Colab. “Queremos basicamente contar histórias sobre a cultura de Bauru, sejam elas em texto, foto ou vídeo. As coberturas possuem um papel de registro e conceituação do cenário sociocultural de Bauru e é assim que acreditamos que podemos ser uma mídia relevante dentro da cidade, pautando assuntos de que a população talvez não tenha conhecimento”. 

Reconhecendo a qualidade das produções do e-Colab, a universidade apresentou a proposta de trazê-lo para a extensão. Para Renan, a união trará benefícios para ambas as partes. “Para a Unesp, pode ser uma maneira de trazer questões da comunidade para dentro da universidade e estimular seus alunos a debater essas questões socioculturais. Para o e-Colab, a incorporação do projeto como extensão da Unesp é uma forma de legitimar o trabalho feito e de manter sua longevidade com os recursos da universidade”, argumenta. 

Renan também ressalta que a independência editorial do blog, mesmo após o contato com a Unesp, será mantida. “O blog segue o mesmo caminho de responsabilidade com as questões da comunidade, e não apenas as pautas universitárias”.

ACI/FAAC-Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário