Cultivando abelhas Jataí

29 de agosto de 2012
0



Por Eduardo Henrique
Fotos:  André Baldivia Segal  



André Gobatto apresentou da teoria à prática o cultivo de abelhas Jataí. O público da oficina assiste à apresentação sob múltiplos olhares e representantes de diferentes idades. Nem o clima quente impediu a troca de experiências na garagem da sede do Enxame Coletivo!

O diálogo entre o estudante de Biologia e o público mostrou como o conhecimento se mostra útil na vida cotidiana. A curiosidade aparece a cada imagem apresentada na oficina, ao mostrar como é a vida das abelhas Jataí, como se organiza o depósito do mel, a montagem de ninhos com caixas tetra pak e caixas de fósforos, assim como atraí-las e a se defender de inimigos naturais. E com estes vários aspectos o conhecimento sobre as abelhas se consolidava visivelmente sob o público.

E depois de conhecer as abelhas Jataí, hora de colocar a mão na massa! Coletivamente, as pessoas envolvidas manejavam os instrumentos e continuavam a troca de experiências entre as diferentes idades. "Fiquei sabendo da atividade e vim para conhecer mais sobre o cultivo de abelhas, já que tenho um enxame em casa. Foi ótimo!", relata Dona Lúcia. Pegar a “cabaça”, manusear o serrote e ouvir as orientações e experiências caminhavam em conjunto.

O tom de satisfação apareceu claramente após a oficina. Dona Lúcia aprendeu mais e também trocou idéia com a galera que estava na oficina, mostrando o que conhece de enxames, além das experimentações com o mel. André Gobatto e todos que participaram também mostraram, a partir da oficina, que a abertura de um espaço e a formação do coletivo pode contribuir para a aprendizagem e para o diálogo de pessoas com as mais diversas experiências. E assim se consolida cada vez mais a idéia do Festival Canja!





Nenhum comentário:

Postar um comentário