Samba e Maracatu: a mistura que animou Bauru

3 de maio de 2013
0



Texto Pâmela Antunes
Fotos Marcelo Cabala


Em comemoração ao dia do trabalho (01/05) a CUT (Central Única dos Trabalhadores) realizou o festival de Cultura AFRO. O festival aconteceu no parque Vitória Régia, que foi contagiado pelo clima do samba e do maracatu, ritmos que fizeram parte da programação do evento.

O grupo Samba de Jorge (Santo André SP) subiu ao palco no final da tarde, diante do parque cheio. Com seu samba que traz uma batucada afro-brasileira animou o público e cantou e dançou junto com eles. Depois de uma apresentação animada, foi desejando muito “axé” (que significa poder, energia e força) que o grupo finalizou seu show.

Em seguida foi à vez do grupo de maracatu Rochedo de Ouro (São Carlos SP). Que deu inicio a sua apresentação batucando no meio público até chegar à frente do palco.


Antes de começar sua performance um integrante do grupo falou sobre a origem do maracatu que eles tocam, que vem do Recife PE e é o maracatu de Baque Virado ( que consiste numa cerimônia de coroação de rainha e rei, abrindo alas para os mesmos as damas de honra que são acompanhadas pela corte). Com letras fáceis de cantar um ritmo gostoso para dançar, a galera foi contagiada pelo som do Rochedo de Ouro.

Da mesma forma que iniciaram a apresentação terminaram batucando no meio do parque junto das pessoas presentes.
O festival da Cultura Afro teve como atração final o show da cantora Leci Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário