Cataclismo de sentido algum

21 de maio de 2013
0

 Texto por Higor Boconcelo, fotos por Marcelo Cabala


          Sempre muita barulheira naquela avenida e um saco para atravessá-la. Todo mundo que vive em Bauru sabe como o trânsito daqui é insuportável e irritante, ainda mais quando se está disposto a atravessar vias movimentadas a fim de fazer uma missão por cerveja antes de começar seu rolê. Ambos são questões culturais: os motoristas nativos que vandalizam as regras de trânsito e a concentração na porta do Exílio ArtPub no sábado a noite, que fez motoristas desacelerarem na avenida (“já que o sinal fechou, vou passar devagar devagar e julgar o povo”, devem pensar, praxe) para fitar o que tava pegando. 
      
        Convidados ao submundo do rock bauruense para conhecer o primeiro NONSENSE NUCLEAR NOISE da casa, as primeiras pedradas de som não demoraram muito além do horário avisado para começar. Cinco jovens já começam a esquentar o palco do Exílio, no convite que desperta a galera de fora a colar.

    
    Frente ao que era a casa em seus eventos inaugurais, o desenvolvimento visual ecomida vegana também está à disposição nas horas de larica, assim como cupcakes personalizados das bandas da noite – criações de Paula Maria. A área de fumantes também aumentou, enfim, é a evolução pra caber de tudo e caber todo mundo.
stá de empolgar. Tudo no pub tem o toque artístico característico de sua identidade que, naturalmente, funde-se com a do seu público. Da faixada da casa à descarga do banheiro masculino, as manifestações são abundantes. Na área do palco, novas lâmpadas foram adicionadas ao ambiente, melhorando a experiência músico-público. Além do clássico Menu Mindfuck (sempre crescendo em suas opções de drink),

    Som rolando, a banda de abertura do evento informa que não ter um nome ainda, assim como suas duas canções apresentadas. Quem se importa com isso? Espaço dado, espaço utilizado, incentivo para continuar trabalhando, pra fazer surgir mais um som autoral de gente da cidade. Dado fim à rápida introdução, sobem ao palco outros quatro, a primeira atração principal da noite.
       
    Diretamente de Bastos, interior de São Paulo, a D.C.H (Distúrbio Capitalista Humano) reúne jovens de faixa etária média de 19-24 anos, com som 100% autoral como tem de ser. Começam o show com a curiosa Jesus Analfabeto, hardcore pesado, gritos do começo ao fim, estilo que marca o resto das canções – títulos com cunho de protesto, como Exemplar de Caridade, Depravação Vaticana e Homofobia. Guitarrista, Luiz Carvalho conta que “a banda surgiu de uma vontade de moleque, 15 anos, vontade de fazer um som”, se reuniam em 2009 e viam no que dava. Após uma pausa, retomaram os ensaios no ano passado e até agora já passaram por cidades como Rancharia, Marília e pela própria região de Bastos. Nas letras, um mote geral da juventude. “Botamos problemas cotidianos, coisas que nos revoltam. Cada um da banda curte muita coisa diferente, mas nosso som é uma coisa nossa, rola firmeza”, conta. A resposta boa do público o fez querer voltar em breve.

    “Bora lá que o som desses caras é firmeza”, apressa o próprio Luiz. Segunda banda da noite, Reiketsu foi caracterizada pelo seu vocalista como “de Assis, Ourinhos, São Paulo, de todo lugar”. Se era de Bauru também, em breve descobriríamos. Casa mais cheia no momento, amontoou um bom público para a primeira música, introdutória. Na terceira, o pogo já estava formado. Era o tipo de som que faz valer os banhos de breja e os roxos do dia seguinte, apoiar um mosh. “Essa daqui tem até um videoclipe no YouTube”, ironiza o backvocal ao introduzir uma faixa. Animada de uma forma não muito frequente, a rodinha permaneceu até o fim do show (cada vez mais cheia, é claro). Não havia espaço para espíritos de porco que atuam na maldade nesses casos, todos agradecem. “Perdi o lacinho do meu sapato na rodinha”, conta Stefannye Fava. Certamente ela não estava com um sapato próprio pra esse tipo de coisa. “Ah, mas não deu pra evitar né... agora foda-se, tava muito louco”. Pode-se resumir o show com isso? Claro que não.
  
    O nome da banda quer dizer “sangue frio” em japonês. Sem sentido com relação ao ânimo da galera durante o show. De acordo com Tiago Duarte, baixista e backvocal do grupo, seu som segue um estilo denominado Crust, “uma forma alternativa do punk rock, que surgiu como forma de protesto contra os rumos comerciais que o gênero seguiu”. Ele conta que o estilo, na maioria das vezes desconhecido e incompreendido, têm ganhado subvertentes que podem confundir a denominação. Porém, a última coisa que precisavam num evento de nome NONSENSE era achar uma.
  
     Considera os ensaios como uma dificuldade, mas não um empecilho. “Como atualmente cada um mora numa cidade, ensaiamos eu e outros dois da banda separados do guitarrista, depois nos juntamos”, explica. A banda funciona muito bem, e trás nas suas letras um misto das experiências e revoltas dos integrantes. “Não é a primeira vez em Bauru, mas perto da outra vez, hoje foi muito melhor. Todo mundo (da banda) curtiu pra caralho, fazia tempo que não tínhamos um show assim”,  conta empolgado.  Na ativa desde 2009, a banda conta com um álbum lançado e estão rumando à Bahia em junho para se apresentar.
  
    A noite se aproxima do fim, e os cambaleantes pelo álcool, sono ou cansaço recebem a bauruense D.O.S, conhecida de longa data. Por um mistério do universo, o show pareceu curto, mas nada que impedisse de ser ouvido um grito de “essa é a D.O.S!” e aplausos. Mesmo que restem insatisfeitos com o rolê, o que é comum entre cem de cada cem eventos, a noite agradou bastante a maioria dos presentes. O submundo do rock bauruense dorme aliviado sabendo que ainda há muita gente trabalhando para que a cena na cidade não morra. Para a noite, também valeria o grito de “esse é o Exíllio"!

Confira mais da visão de Marcelo Cabala da noite, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário