Diário de Gravação do média “Abel Contra o Muro”

23 de maio de 2011
0
Foto por Vitor Garcia


Paralelo à Revirada Cultural deste domingo, no Jardim Nicéia, Abel estava mais contra a parede, espiando por uma janela, no escuro com sua lanterna do que contra o muro.

3º dia de gravação do média-metragem "Abel Contra o Muro" (07/05)
No quartinho do fundo, uma galera se mobilizando para desmontar o cenário e colocar de volta tudo o que estava nele antes. Uma equipe, acampada na varanda, dirige Abel através de um monitor, conferindo cores, luzes, enquadramentos, erros.

Ali perto no quintal está Abel. Atrás dele uma outra equipe trabalha na gravação. Microfone. Luz. Câmera. Cabos atravessando o quintal. Gravando! Cena 18-A, Plano 1, Take 5. Ação! Abel, com mochila nas costas, ele parece estar ali escondido. Anda com passos pensados e em silêncio, na companhia de uma lanterna. A câmera e o microfone acompanham Abel ainda mais silenciosos. Atrás deles, cabo-man, tentando acompanhar além dos movimentos de quem está com o equipamento, os movimentos de Abel, sem ser notado.


A sombra de alguém que deveria ser invisível apareceu no monitor do diretor. Cena 18-A, Plano 1, Take 6. Ação! Abel, com mochila nas costas. Ele parece estar ali escondido. Dessa vez, a luz foi jogada certa na câmera, nenhuma sombra foi vista, nada deu errado. Mesma cena, a câmera dessa vez pega Abel de costas. Cena 18-A, Plano 2, Take 1. Assim continuamos as filmagens do média metragem Abel Contra o Muro.

Desisti de tentar entender no que se consistiam os conceitos. De que parte faziam os conjuntos de cenas, planos e takes – um conjunto de erros (ouvi dizer).

Ok, todo mundo se deslocando para dentro da casa.

“Renato”, se apresenta o Abel. Mas é difícil ouvir alguém o chamando assim. Renato é Abel agora.

Todo mundo pronto para gravar a próxima cena. Takes, takes, takes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário