Estupidamente prazeroso #FACE2013

28 de setembro de 2013
0


Texto e fotos por Giovani Tabaquim

Dando continuidade ao 2º Festival de Artes Cênicas de Bauru, conhecido como FACE, o Teatro Municipal teve a alegria de receber o grupo Cia. Estúpida, na última sexta-feira, dia 27/09. Vindos de Londrina, no Paraná, os jovens da trupe protagonizaram com muita dedicação e excelência a peça "Estúpido", uma verdadeira cachoeira de sentimentos, anseios e perturbações mais profundos do instinto do ser humano. Segundo o próprio site do evento, um dos pontos de partida deste trabalho foi o universo do neurocientista Oliver Sacks.

Com uma plateia composta por jovens, adultos, idosos, famílias e casais, a fila para assistir a peça era consideravelmente extensa, e conforme ia se aproximando o horário do espetáculo, mais e mais pessoas começavam a aparecer. Aparentemente, muitos se conheciam, pois a toda hora eram vários cumprimentos entre as pessoas presentes.

Depois, uma parte do público teve a chance de assistir a peça em cima do palco, formando uma roda que deixava os atores no meio de tudo, o que deu uma verdadeira experiência 360 graus para eles, e uma sensação de proximidade colossal para os espectadores, que pareciam que iam tocar os artistas. Só que, devido à grande quantidade de pessoas e também pela falta de espaço dentro do palco, alguns tiveram que ficar sentados nas poltronas do teatro. Mas isso não foi nenhum problema, e todos aproveitaram a noite da melhor forma possível.

A peça foi composta por diversas mini-histórias, que retratavam entre outras coisas, a necessidade do ser humano de se libertar, de trazer à tona seus verdadeiros desejos e vontades, coisa que está cada vez mais difícil nesta sociedade contemporânea em que vivemos. Escutamos vozes, somos pressionados, e temos que fazer coisas que não queremos. Como mostrado na peça, muitas vezes as pessoas querem somente se soltar e liberar algo que está preso de si, de diversas formas, tais como as mostradas no espetáculo.

Uma das histórias que mais chamaram a atenção foi a de Rebeca (leia um poema sobre a peça aqui), uma menina que nasceu com uma grave deficiência mental, e também é péssima em coordenação motora, o que a faz, na teoria, um ser humano totalmente desprezível para a sociedade. Porém, é mostrado que ela tem um estado de espírito, vivacidade e alegria de viver, em seu contato com a natureza e com tudo que à cerca,. Isso nos leva a pensar nos valores que damos para determinados aspectos, em detrimento a outros, e na forma que a nossa sociedade está moldada

Perturbador, instigante, aflitivo, delicioso de assistir, "Estúpido" foi uma experiência maravilhosa para todos que tiveram o prazer de estar lá, e de certa forma, se identificar com o que foi passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário