“O interior também tem voz”

18 de outubro de 2012
0
Texto Giovanna Diniz
Foto: Arquivo Pessoal/ Thigor MC

Uma brincadeira de um amigo gerou o apelido de Thiago Luiz da Silva, o Thigor. Com apenas 26 anos, Thigor possui uma carreira musical que vem desde os seus 12 anos de idade. Seu primeiro contato com a música aconteceu através do pai capoeirista, que lhe mostrou o samba. Aos 15 anos começou a escrever letras de rap e mais tarde, em 2005, ajudou a formar o grupo de Rap Gospel Guerreiros da Luz. Um ano depois foi lançado o primeiro CD do grupo, Caminhando na fé.

Divergências dentro do Guerreiros da Luz levaram a separação de Thigor do grupo. Apesar de não ter em mente um trabalho solo antes de sair do grupo, o rapper lançou recentemente o CD A Caminhada Continua, referência ao primeiro CD do seu antigo grupo. 



A estreia do álbum aconteceu em maio deste ano no Teatro Municipal de Bauru, contando com a presença de amigos e convidados de Thigor. Para ele, foi um grande prazer dividir o palco com colegas que ajudaram e participaram na sua carreira. O CD, produzido por Kleber Gaudêncio, é fruto de um trabalho de dois anos, com várias contribuições de amigos, inclusive para financiá-lo, já que Thigor não possui vínculo com nenhuma gravadora. 


A Caminhada Continua mostra a preocupação do rapper em mostrar sua história de superação, além de deixar claro que existem alternativas para a situação de violência e drogas vividas por jovens da periferia. “Sou um cara meio calado”. Apesar de se definir assim, Thigor diz que foi na música que encontrou o caminho para poder se expressar e passar sua mensagem. Além disso, foi no Rap que conseguiu encontrar uma forma de contar e fazer poesia, conseguindo incluir no seu trabalho detalhes que não poderiam ser encontrados de outra forma. Thigor também cita Apocalipse 16, Lito Atalaia, MV Bill, Lauren Hill e Sérgio Saas como suas principais influências.

Recentemente o rapper trabalhou em parceria com Dom Black no documentário A Praga do Século, ainda em fase de produção. O documentário surgiu após a criação da música de mesmo nome e foi filmada na Casa de Apoio Efrain, onde o rapper esteve buscando informações sobre a recuperação e a realidade de jovens envolvidos com drogas. O objetivo foi mostrar o que Thigor passa em suas músicas, que é relatar o problema para poder mostrar que há alternativas de superação, além de “libertar antes”, já que é mais difícil “tirar os que já estão dentro da droga”.



O rapper também trabalha na Zika Zuka Produzsons com o produtor musical Felipe Canela e no projeto Wise Madness, – Sábia Loucura em inglês que leva arte e cultura para jovens com o objetivo de mostrar um caminho “fora das ruas” e transformar a vida deles. Como Thigor contou, ele é o exemplo vivo de que a música e as artes podem transformar a vida das pessoas. Ele também falou sobre o Ponto de CulturaHip Hop que dá apoio a artistas que trabalham nessa área e também para quem se identifica com essa cultura. Nesse sentido Thigor acredita que iniciativas como rodas de rima e festivais que dão espaço para a cultura local são importantes para dar a voz a quem não teria essa chance.

Ouça as Músicas do Thigor MC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário