Mais barulho, mais bagulho...

27 de fevereiro de 2011
0
Acabei de acordar e tô escrevendo esse texto.
Ressaca.
Se pá nem acordei direito ainda...
Estou com a típica 'boca de ressaca'.
E essa é uma história verídica.
O Verídico e a Estação Primeira de Bluseira foi quem cantou essa história ontem. E hoje, eu pude entender do que ele falava.... 'A velha boca de ressaca'.


E a 'Estação Primeira' toca Raul.
E viva a sociedade Alternativa. Também fazemos parte dela. Viva!
A 'Estação Primeira de Bluseira' foi a primeira banda.

Um som muito bom mesmo. Várias referências.
Além de Raul Seixas, Tim Maia também apareceu no palco.

'We are gonna rule the world. Don't you know, don't you know'

Muito bom. Me lembrei de um grafite bem louco que tem essa frase (é ali perto do Paulistão da Nações, saca?). Tem um rato enorme dizendo essas palavras. Doido. Arranjos complexos, solos bem trabalhados, instrumentos de sopro...

De verdade, a banda está bem diferente daquela que eu costumava ouvir em festas de república... A evolução é aparente.
Conversamos sobre isso após o show...


"As festas de república foram uma grande escola, aquilo era doideira mesmo..."
Concluiu Verídico, vocalista e guitarrista da banda.

Mas antes mesmo de tudo começar, estávamos lá no camarim, trocando idéia sobre som roots e essas coisas.
'Smoke two joints'... Era a trilha sonora do momento...
Refletíamos sobre a noite.
Sabe o que é louco nessa seletiva?
Várias bandas não tinham um repertório consolidado de sons próprios.
Mas se adequaram as regras do festival e acabaram compondo novas músicas, saca?
Deixando um pouco, os covers de lado...
Pô, isso é um puta estímulo para a cena bauruense...


DOS foi a segunda banda.
Dawn Of Suffering.
Quebraram tudo. Um tapa na orelha, cara...
Um bate cabeça enorme se formou... Tava bonito de ver...Não podia ficar parado.
Foda-se. Vou entrar nessa porra...
Fazia tempo que eu não entrava num bate cabeça.
Adrenalina pura velho... Pesado mesmo...
Que merda. Na confusão, derrubei meus óculos no chão e acabou soltando a lente.
Loucura.
Agora vou ficar meio cego a noite inteira.

A miopia é uma das drogas mais pesadas que existe.
Agora, as formas e as imagens ficaram em segundo plano.
Minha audição fica mais aguçada e eu consigo surfar nas ondas sonoras de um jeito diferente.
Claro que o álcool também participa desse processo.
O foda é que a bebida não é muito barata aqui...
Ontem, a conta ficou cara demais... Acabei deixando uma grana no bar...
Por isso, hoje trouxemos uma cachaça na mochila...
Mandei um gole, olhei para a esquerda e vi um casal muito elegante, com cabeças-monitores. Eles passaram por mim.
Não é alucinação, é verdade... Que bela noite hoje.


Kaspar Horse subiu ao palco.
Umas minas muito loucas, acompanhadas por uns caras loucos também.
Um som sujo. Podre. Sombrio.
Do jeito que eu gosto.
Saíram da garagem mesmo.
Puro noise.
Cara, que pena que só duas bandas podem passar viu...

Fomos lá para o camarim, pegamos uns depoimentos, gravamos uns vídeos, alguém falou alguma coisa sobre 'tomar um doce', alguma coisa assim...

“É um role louco. É sofrido e bonito ao mesmo tempo.”
Foi o que me disse a vocalista da Kaspar.

"Improviso, desastres emocionais, experimentação, violência & paciência, no-tecnique, gonzo, sujeira, desconforto, amor & desamor e tantos outros formam o que chamamos de música “excremental”. Polua!"
Esse é um trecho retirado do My Space da banda. Acho que define muito bem.

Poluição!
Mas se você vai jogar fumaça na atmosfera é bom compensar plantando uma muda.
Sejamos conscientes...

Falando nisso, fomos lá para a área de fumantes. Sempre lotada.
Tinha bastante pulmão fumando lá.
Ascendemos um.
Não demorou muito e apareceu um maluco pedindo um 'salve'. Começamos a trocar idéia.
Ele disse que curtia mesmo era uma 'rocha'. Era um alpinista, sabe?
'No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho'.
Mas esse não é meu caminho não... Sai fora...
E ele parecia meio gay. Tive a impressão de que ele tava tentando xavecar a gente.
Nem dei moral e já vazei dali...

Samanah foi a última banda.
Puro groove. Um som do caralho!
Muito diferente daquela antiga Samanah que fritava nos reggae e dub...
Encontrei a Laís fazendo a cobertura também... Ensaiamos até uns passos de dança pá...Da hora! Tavam tocando um skazinho...E que ska da hora. Um ska meio distorcido. Ainda vemos as influências jamaicanas na sonoridade da banda e foi justamente sobre isso que nós falamos na entrevista após o show.


Segundo eles, "o som roots sempre vai estar presente de um jeito ou de outro e que apesar das influências trazidas pelos novos membros, a herança jamaicana ainda prevalece. Acho que todo mundo aqui já curtiu bastante Bob na vida, né..." Foram algumas das palavras deles.

Tinha uma galera em frente ao palco, muitos fãs mesmo. Acabou o show e a galera começou a pedir ‘mais um'. Mas não tinha como. O combinado era que cada banda tinha no máximo meia hora de apresentação. O bis não foi aprovado, mas já tava na cara o que ia acontecer... Ganharam disparados na votação. Samanah vai tocar no Grito Rock 2011.

Faltava, agora, saber qual seria a segunda banda.
Eu vi a apuração de perto, cara. Muito louco.
Aquela expectativa.
"Um voto para 'Estação Primeira', outro voto para a DOS"
"Mais um para a DOS. Um voto para 'Estação'...
E quem se classificou foi...
DOS!
Que da hora cara! O som pesado terá um representante no Grito Rock... Muito bom.

Uns riram, outros choraram. Mas é isso memo...
Democracia é democracia...


Acabou a festa.

Vambora ae?

E fomos embora a pé (valeu Mijão pela carona).
A fome tava consumindo meu ser já...
Passaram duas viaturas... Tavam fazendo um 'remix de sirenes'...
Na verdade, eu tava meio noiado... A gente tinha 'coisa em cima', sabe... Mas de boa...
Isso tem um nome: paranoia... E, deve ser ignorada...

Na volta, paramos na casa de um grande amigo nosso.
Ele tem o apelido de Peter Toxico. Hahaha.
Lá, eu fiz o maior pastel da minha vida....Hahahaha.
Mas deu pra fritar, se é que você me entende...

Precisava comer...
Tava com muita, muita fome...
Não tinha comido nada...
Passamos no Habib's então.
Encontrei uns conhecidos lá... Os caras tavam pensando em sair sem pagar. Porra de quem foi essa idéia?... Os caras tavam muito loucos...

Tava voltando pra casa e o segurança do Habib's passou por mim correndo e gritando...
"Aqueles filhas da puta saíram sem pagar".
O Habib's tem cada promoção velho...

por João Paloso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário