O Rei Ubu

9 de junho de 2014
0


Texto por Pâmela Antunes
Fotos por Julia Gottschalk


No último domingo (08), o Parque Vitória Régia, foi palco do espetáculo Ubu Rei. Realizado pela Cia Teatral Boccaccione, de Ribeiro Preto. A vinda até Bauru está dentro do projeto ‘UBU REI – A rua como espaço cênico e de formação artística’ e contou com a parceria do grupo Protótipo Tópico da cidade.

A oficina

Antes do espetáculo a Cia Teatral Boccaccione ministrou uma oficina onde os participantes integraram o elenco da peça. A oficina começou por voltas das 15h15, e contou com a participação de quinze pessoas. Quem iniciou a atividade foi o ator João Paulo, fazendo um circulo onde cada integrante da oficina se apresentou e contou se já tinha alguma experiência com artes cênicas e peças de teatro. Logo após foi feita uma dinâmica chamada de jogo do bastão, para descontrair e tirar a timidez, a dinâmica funcionava da seguinte maneira: quem estivesse no centro da circulo com bastão estava no comando e tinha que passar o bastão para outra pessoa ocupar o lugar. Ao decorrer da atividade o ritmo foi mudando e era acrescentada mais alguma ação, como o movimento do corpo. Dando continuidade foi feito um aquecimento vocal conduzida pelo ator Marcelo que também, ensinou a letra de uma música que foi usada na peça. Seguindo com a oficina, João Paulo contou o enredo da peça, e explicou como ia funcionar a participação dos integrantes. Os quinze participantes foram divididos em dois grupos e cada um ficou com um ator que instruiu como ia ser atuação e colaboração de cada.
A oficina teve duração de duas horas e foi ministrada com muito bom humor e domínio. O intuito da oficina é mesclar atores e não-atores possibilitando a interação do público com a peça.

O espetáculo

A peça Ubu Rei acontece “Em qualquer lugar” e tem como personagem principal o Pai Ubu: um burguês ridículo e excêntrico que é empregado de Venceslas o Rei de “O Lugar”. Ubu influenciado por sua esposa Mãe Ubu mulher ambiciosa, decide se apoderar do trono do Rei e tem apoio do Capitão Bordure e de seu exército. Após matar o Rei, Ubu toma posse do trono e mostra-se malvado, grosseiro, com um pensamento político absurdo. Perante essa situação o príncipe Bougrelas herdeiro do falecido Venceslas reúne forçar no ódio que sente e na insatisfação do povo para tomar posse da coroa que lhe é de direito. Sem outra solução Pai Ubu, foge com a mesma personalidade mesquinha. O texto de Alfred Jarry traz crítica política com muito humor e inteligência. Com duração de uma hora a adaptação feita pela Cia Teatral Boccaccione é envolvente e divertida. A apresentação que teve início por volta das 17h15, em poucos minutos chamou a atenção das pessoas que estavam no parque que logo foram se aproximando para assistir a peça.

Como clássico teatro de rua, a participação do público foi intensa e essencial. Com um cenário simples com apenas um andaime, as passagem de um lugar para o outro era marcada por uma placa de identificação, fazendo o público soltar a imaginação. A peça também contou com o repertório musical de alta qualidade onde as músicas foram executadas ao vivo aproximando mais ainda plateia da apresentação. Os participantes da oficina não deixaram a desejar fizeram bonito e contribuíram para o desenvolvimento do espetáculo. Com um texto aberto que teve vários improvisos a encenação de Ubu Rei tirou várias gargalhas e deixou o domingo dos bauruenses que passaram pelo Parque Vitória Régia mais divertido.  A apresentação foi finalizada com agradecimentos e a tradicional passagem de chapéu que não pode faltar nos teatros de rua.

Veja mais fotos do espetáculo no nosso Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário