Light Stencil: Impressão nas imagens, imagens de impressão

2 de junho de 2014
0
Light Stencil, Paulo Brazyl

Texto e Imagens: Keytyane Medeiros


Na Virada Cultural Paulista 2014, os eventos estavam bastante espalhados pelo SESC, pelo Teatro Municipal e pelo Vitória Régia, é claro. Uma das características da Virada Paulista em Bauru é que ela efetivamente, não vira. Isto é, não vira a noite com vários eventos culturais distribuídos pela cidade e não é por falta de espaço adequado, mas talvez, por falta de público.

Não que o bauruense não compareça aos eventos culturais, mas alguns quase sempre estão menos ocupados do que deveriam. Um exemplo bastante claro foi a performance de Light Stencil no Teatro Municipal, neste sábado a noite, 31 de maio, com a presença do fotógrafo Paulo Brazyl.


O fotógrafo, premiado em projetos pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, levou aos expectadores da noite, uma mostra de seus trabalhos com Light Stencil. A técnica, criada pelo francês Fabrice Witter em 2012, consiste em deixar a câmera com longa exposição, de 30 a 45 segundos, num cenário noturno, e em frente à câmera, posicionar uma prancha vazada com uma imagem que vai ser projetada por um flash de luz na fotografia, registrando assim, tanto o cenário noturno, quanto à imagem da prancha.

Paulo ainda conversou com os participantes, deu detalhes de como funciona a técnica, quais as dificuldades encontradas por ele para registrar projeções em paisagens mais conturbadas, como não aparecer os movimentos do fotógrafo, entre outros. Após a mostra, vários aspirantes e entusiastas da fotografia ainda conversaram com Paulo Brazyl e tiraram dúvidas sobre outros procedimentos. A promessa de uma das produtoras da Virada Cultural e representante do Teatro Municipal é trazer Brazyl para ministrar uma oficina de Light Stencil no segundo semestre. Estaremos aguardando para aprender mais sobre essa impressionante e bela técnica de fotografia. A projeção de uma imagem, a concretização de símbolos não reais em fotografias palpáveis. Impressionante ;)


Para ver imagens de Light Stencil, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário