Cineclube Ouro Verde

25 de novembro de 2010
0
Por Laís Semis
Fotos por Mariana Duré

Uma hora antes do que estava marcada a sessão, as crianças já começaram a se reunir na sede do Cine Ouro Verde para a inauguração do cineclube. Entusiasmadas, elas não se importavam com o fato do filme escolhido ter sido “Lula, o Filho do Brasil”, que não se trata de um tema infantil e não é tão interessante pra idade; foram as primeiras a chegar e se acomodar nas cadeiras da sede.

O projeto é uma parceria do Ministério da Cultura e da Rede Fora do Eixo, que está sendo desenvolvido em Bauru, no bairro Ouro Verde, pelo Enxame Coletivo. Ele visa difundir a cultura do cinema, levando cineclubes para lugares onde a população local normalmente não tem acesso.


A participação dos moradores foi acima do esperado por quem estava coordenando o evento; todos os 60 lugares que o local tinha capacidade de suportar foram ocupados. E, depois que as expectativas da estréia do cineclube foram superadas, a coordenação do Ouro Verde 100% Arte espera que todos possam usufruir do projeto, mas acredita numa mudança natural da faixa etária que freqüentará as sessões do Cineclube Ouro Verde para um público mais velho.

Os residentes do Ouro Verde sabem da importância que é ter um cinema no bairro, eles desenvolvem há oito anos no local o projeto Ouro Verde 100% Arte, oferecendo atividades como capoeira, sala de leitura, aula de bateria e percussão. A intenção do projeto é que cada vez mais a população local tenha contato com a cultura e que isso aconteça desde cedo, atraindo, principalmente, crianças e adolescentes para a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário