1ª Semana de Audiovisual - SEDA - começa hoje

27 de setembro de 2010
0
projeto nacional se instala em Bauru trazendo mostras, oficinas, mesas de debate e outras atividades integradas; Semana visa ao desenvolvimento do setor local





À partir de segunda-feira (27) Bauru terá intensa movimentação no setor audiovisual com a realização da 1ª Semana do Audiovisual - SEDA – Bauru. A programação da Semana se extende até sábado (02/10), trazendo seis mostras, oficinas, mesas de debates e shows.

A SEDA é um projeto nacional de incentivo à formação, produção, circulação e distribuição do audiovisual independente, integrado ao Circuito Fora do Eixo. Criado e idealizado em Cuiabá – epicentro de origem da rede Fora do Eixo – em 2010, o projeto se expande para seis cidades: São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Macapá (AP), Recife (PE), Uberlândia (MG) e Bauru.

O intuito da Semana é estimular a produção audiovisual local e promover a interação do setor com a cadeia produtiva bauruense, através de oficinas de capacitação, mostras variadas e mesas de debate. A SEDA é promovida pelo Enxame Coletivo, Clube de Cinema Fora do Eixo com co-realização da produtora Fenda Filmes e acontece na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Automóvel Clube, Fenda Filmes e casas de shows da cidade.

Parcerias
A FAAC – Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação – Unesp é o maior parceiro cultural da SEDA. O campi da universidade vai abrigar quase todas as mostras cinematográficas e também as duas mesas de debate programadas para quinta (30/09) e sexta (01/10).
Também do universo da Unesp surgiu a adesão da Agência Júnior de Jornalismo, que enviará mais de dez repórteres para cobrir a SEDA em tempo real.
Outra parceria é com o projeto “Bitucai-vos”, que disponibilizou diversos modelos de “bituqueiros” que serão instalados nas festas “Pacotinhos de SEDA” – principalmente na rua – para evitar o depósito de bitucas de cigarro na beira das calçadas. A ação faz parte da SEDA Verde – vertente da Semana que pensa ações de redução de impacto para o meio-ambiente.

Festas integradas
Além da programação voltada para o audiovisual, a SEDA promove as festas “Pacotinhos de SEDA”, eventos realizados no fim da Semana (dias 01 e 02/10), com bandas de Bauru e de outras localidades. Os destaques são Graveola e o Lixo Polifônico (MG), Jeniffer Lo-Fi (São Paulo) e The Snobs (Paraibúna), além das locais Pé de Macaco, The Almighty Devildogs e Norman Bates & Os Corações Alados.

Lançamento de portal E-Colab
Durante a SEDA, o Enxame Coletivo vai lançar uma nova mídia virtual, com objetivo de produzir amplo conteúdo sobre a cena independente local. O portal Cobertura Colaborativa de Bauru (E-Colab – e-colab.blogspot.com) é uma soma de ideias e projetos consolidados no Brasil, como o portal MIU “Mídias integradas uberlandenses” e MIC, “Mídias integradas cuiabanas”, que será adaptado a Bauru. Trata-se de uma evolução do blog Canja Colaborativa (canjacolaborativa.blogspot.com) – onde cerca de 20 pessoas se reuniram para cobrir simultaneamente todos os eventos ligados ao Festival Canja, em junho.


Serviço:
1ª Semana do Audiovisual – SEDA – Bauru
Quando: de 27/09 a 02/10
Onde: UNESP, Automóvel Clube, Fenda Filmes, Jack Pub e Alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário